Grandes empresas de capital aberto expandem seus horizontes com novo acordo (Foto/Reprodução)
O Google (NASDAQ: GOOG) se tornou o novo fiador de uma operação com a empresa de mineração de bitcoin TeraWulf (Nasdaq: WULF), podendo com o movimento se tornar dono de até 8% de suas ações no mercado. A TeraWulf também trabalha na produção de energia limpa.
Assim, o acordo anunciado na quinta-feira (14), avaliado em aproximadamente US$ 3,7 bilhões, é um passo estratégico que consolida a TeraWulf no mercado de IA, contando com o apoio financeiro e um investimento de capital do Google.
Com a assinatura de um contrato de 10 anos para hospedagem de computação de alto desempenho (HPC) com a Fluidstack, uma plataforma de nuvem em inteligência artificial (IA) acabou sendo anunciado nas redes sociais da companhia de mineração de bitcoin.
“Este é um momento decisivo para a TeraWulf“, disse Paul Prager, CEO da TeraWulf. “Temos orgulho de unir capital de classe mundial e parceiros de computação para entregar a próxima geração de infraestrutura de IA, alimentada por energia de baixo custo e predominantemente com emissão zero de carbono. Esta transação reforça o status de Lake Mariner como um campus de primeira linha pronto para hiperescala e acelera ainda mais nossa expansão estratégica para computação de alto desempenho.”
Com grandes companhias dos EUA se aproximando do mercado de bitcoin após a regulação se tornar mais amigável com Donald Trump na presidência, o novo movimento chama atenção.
Para suas operações, a TeraWulf é assessorada pelo Morgan Stanley. O diretor de tecnologia da empresa comentou sobre os detalhes do fornecimento de energia para o data center de IA.
“O compromisso da Fluidstack ressalta a qualidade e a prontidão excepcionais de nossa instalação em Lake Mariner e as capacidades de nossa equipe“, acrescentou Nazar Khan, Diretor de Tecnologia da TeraWulf. “Com duas linhas de transmissão de 345 kV, resfriamento de água em circuito fechado e conectividade de fibra óptica de latência ultrabaixa, este campus foi construído especificamente para as cargas de trabalho de IA mais exigentes da atualidade. Nossa estreita colaboração com a Fluidstack nos permitiu projetar uma solução totalmente personalizada e escalável.”
O contrato anunciado, que pode atingir US$ 8,7 bilhões se as opções de extensão de contrato forem exercidas, marca um momento decisivo para a TeraWulf, que historicamente tem focado em mineração de Bitcoin.
Agora, a empresa direciona uma parte substancial de sua capacidade para a demanda crescente e lucrativa por infraestrutura de IA.
Comentários