Governador de Rondônia autoriza uso de blockchain como mecanismo de segurança em assinaturas eletrônicas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou a importância da determinação para a modernização da gestão pública.

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, assinou o Decreto 30.094/2025, publicado no DOE nos últimos dias, que garante a implementação das assinaturas eletrônicas no Poder Executivo. Entre as novas medidas, a tecnologia blockchain é uma das implementações que podem ocorrer.

Para realizar com segurança todo o processo, o decreto pede que as implementações ocorram em até dois anos, ou seja, até 2027.

“Regulamenta as regras de segurança para assinatura eletrônica e acesso aos sistemas no âmbito do Poder Executivo do estado de Rondônia.”

Novo decreto de Rondônia chama atenção ao adotar blockchain como meio de assinatura eletrônica com segurança

O Estado Rondônia é um dos que registra grandes avanços nos últimos anos, com grande transparência na gestão pública. Em 2024, por exemplo, ganhou o “Selo Diamante em Transparência Pública, concedido ao Governo do Estado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Agora em 2025, o estado avança ainda mais na busca por inovações, garantindo o uso das assinaturas eletrônicas com segurança pelo Poder Executivo do estado de Rondônia.

Governador de Rondônia aprova uso de assinaturas eletrônicas com blockchain
Governador de Rondônia aprova uso de assinaturas eletrônicas com blockchain. Reprodução: DOE/RO.

Proposto pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Decreto define três tipos de assinaturas eletrônicas. A assinatura simples é usada em interações que não envolvem sigilo ou riscos significativos.

Já a assinatura avançada, por sua vez, é aplicada em transações que exigem maior segurança e verificação de identidade. Por fim, a assinatura qualificada é exigida para atos de maior impacto, como a assinatura de contratos públicos e documentos governamentais de alto nível.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou a importância da determinação para a modernização da gestão pública. “O Decreto representa um avanço para o estado, garantindo mais segurança e agilidade nos processos administrativos. Estamos investindo em tecnologia para oferecer serviços ainda mais eficientes e confiáveis para os servidores e cidadãos.

Será obrigatório o uso de métodos de autenticação em duas etapas, incluindo token de autenticação, biometria ou reconhecimento facial.

Além disso, para garantir a integridade dos registros eletrônicos, o Decreto também prevê o uso de código hash, que funciona como uma impressão digital única para cada informação, e blockchain, uma tecnologia de registros encadeados que impede alterações indevidas, tornando os dados mais seguros e confiáveis. Com informações da Comunicação Setic.

Blockchain é uma tecnologia de confiança de dados

Nos últimos anos a blockchain tem se provado no Brasil como uma tecnologia de confiança de dados, amplamente reconhecida.

O TSE, por exemplo, reconhece provas em processos eleitorais quando salvas em blockchain, até preferindo o meio.

Além disso, o Governo do Brasil já trata a Blockchain como uma estratégia de governo digital fundamental, uma vez que a tecnologia garante a imutabilidade e descentralização dos registros.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Compre na OKX

Últimas notícias