Um novo projeto de infraestrutura acaba de ser aprovado nos EUA, isso significa que usuários precisarão declarar movimentações acima de 10.000 dólares, bem como informar dados da contraparte, o que é impossível em um ambiente de finanças descentralizadas.
A pauta principal deste projeto é a liberação de 1,2 trilhões de dólares (R$6,65 tri) para investimentos em infraestrutura em vários setores como energia, água e estradas. Todavia o que os usuários de criptomoedas estão reclamando é sobre tudo o que está encondido entre este longo projeto.
Tanto o setor de DeFi quanto NFTs serão os maiores prejudicados conforme esta lei não pode ser cumprida pelos seus usuários. Além disso, a lei também acaba afastando grandes empresas deste novo setor.
Pressão em DeFis e NFTs
Conforme negociações em protocolos de DeFi não requerem nenhum dado, de nenhum dos lados, a aprovação desta lei está causando desconforto na comunidade. Devido à natureza das finanças descentralizadas, isso é algo inantingível.
Outros setores como NFTs, também entitulados como ativos digitais, passam pelo mesmo problema. Agora os usuários precisarão declarar os dados da pessoa que está negociando este ativo com elas, o que é impossível saber até mesmo usando plataformas centralizadas como intermediários.
Além disso, outro ponto é que o não cumprimento destes termos será considerado crime. Ao contrário de erros cometidos em outros tópicos relacionados a declaração de renda.
Fim dos jogos com NFT?
Esta lei também entra em conflito com jogos que contém NFTs, como o Axie Infinity, conforme os axies — personagens do jogo que são negociados entre usuários — são considerados ativos digitais e precisarão entrar nesta declaração.
Grandes desenvolvedoras de jogos, como EA, Ubisoft e Square Enix, haviam acabado de anunciar sua vontade de participar deste mercado. Ambas consideram que jogos com blockchain e NFTs são o futuro e não podem ser ignorados.
Porém, após a aprovação desta lei, é bem provável que todas desistam de seus planos. O que sobrará para os jogadores serão projetos pequenos e nenhum tipo de proteção, ficando suscetíveis a golpes.
Por fim, ou o governo não sabe como as criptomoedas funcionam ou sabe e está atrasando a indústria propositalmente. Seu único objetivo é coletar dinheiro, já que ele sozinho não consegue gerar nenhum.