Michael Burry, o investidor que é mais conhecido por ser um dos primeiros a prever a crise financeira de 2008, publicou no Twitter uma previsão bastante pessimista sobre o futuro do Bitcoin e do ouro.
O renomado gestor de fundos de hedge que foi interpretado por Christian Bale no filme “A Grande Aposta”, afirmou que os governos podem “esmagar” o Bitcoin e até mesmo o ouro para proteger moedas fiduciárias.
Burry acredita que isso ocorreria em uma guerra contra a inflação, com vários estímulos dos governos para aumentar os incentivos para fazer a economia voltar a caminhar.
Em seu tuíte, Burry diz que “governos centralizados legalmente violentos e sem coração, com interesses em monopólios de moedas não permitirão que o bitcoin prospere e permaneça descentralizado no longo prazo.”
https://twitter.com/michaeljburry/status/1363183029431140356
Prepare-se para a inflação
Em uma série de tuítes o investidor fundamentou seu ponto de vista com gráficos. Nas imagens ele mostrou como o governo dos Estados Unidos, guiado pela moderna teoria monetária vai aumentar a oferta de moeda.
Burry acredita que trilhões de dólares em novos pacotes de estímulos irão impulsionar a demanda do consumidor e elevar os custos de produção.
“Prepare-se para a inflação. A reabertura [do comércio] e o estímulo estão a caminho. Antes da Covid, foi necessária uma dívida de US $ 3 trilhões para criar um PIB de US $ 1T, e agora está pior. Em uma crise inflacionária, os governos agirão para esmagar os concorrentes na arena monetária. BTC e Ouro.”
O investidor não acredita que o Bitcoin vai prosperar porque a escalabilidade da moeda digital “não é suficiente para atender às necessidades da economia global.”
Ao mesmo tempo, Burry esclareceu que não odeia o Bitcoin, mas disse que o futuro do Bitcoin é frágil.
“Acredito que o futuro de longo prazo para uma moeda descentralizada é frágil. Governos centralizados cruéis e sem princípios não vão querer abrir mão dos monopólios monetários. No curto prazo, tudo é possível.” – disse o investidor.
“Eu avisei”
O tuítes de Burry no domingo (21) ocorreram enquanto ele alertava para um potencial colapso no mercado de ações. Ele afirmou que “o mercado está dançando no fio da navalha”, argumentando que a especulação “galopante” causou uma enorme bolha no mercado de ações.
Se Michael Burry estiver certo de novo, nenhum investidor poderá dizer que não foi avisado.
“As pessoas dizem que eu não avisei da última vez”, afirmou ele em um tweet. “Eu avisei, mas ninguém ouviu. Portanto, estou avisando desta vez. E, ainda assim, ninguém escuta. Mas terei provas de que avisei.”