“Grande Baía de Hong Kong” vai lançar o Yuan Digital

A moeda digital que está sendo desenvolvida pelo banco central da China é conhecida como "DC / EP", onde DC é "moeda digital" e EP é "pagamento eletrônico".

-

Siga no
Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china
Anúncio

O Yuan Digital é um projeto que gera muito interesse por parte de diferentes setores, sendo que o uso de uma criptomoeda estatal pode mudar consideravelmente muitos aspectos do mercado financeiro global. Alguns acreditam que a nova moeda até mesmo acabará com o poder do dólar em países estrangeiros.

A área de Hong Kong pertence à China, mas é considerada uma região com um sistema financeiro capitalista, ao contrário do regime comunista da China. Além disso, Hong Kong faz parte da Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau, região de importância tecnológica e financeira que vai passar a testar o DCEP, o Yuan Digital.

Segundo uma notícia do Southcn, após um teste fechado de sucesso com o Yuan Digital, agora o projeto entrará em áreas mais relevantes e abrangentes.

Anúncio

A área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau é uma megalópole formada por diferentes cidades, incluindo Ghaungzhou, Shenzhen, Macau e, claro, Hong Kong. A região tem uma grande movimentação de dinheiro, uma densa população e um alto PIB.

Sendo assim, o local estará na linha de frente no teste e no plano de adoção geral do DCEP como uma ferramenta de transações internacionais em larga escala, com Cantão (Guangdong) estando em destaque.

He Xiaojun, diretor do Gabinete Provincial de Supervisão Financeira Local de Guangdong, disse durante o 2º Fórum de Desenvolvimento Financeiro da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau:

“Cantão vai encorajar ainda mais a inovação, aprofundar a integração comercial com Hong Kong e Macau com bancos virtuais e outros aspectos, quebrar barreiras de dados e inovar. O uso de cenários de moeda digital permite que a tecnologia financeira moderna sirva melhor a construção e o desenvolvimento de toda a Grande Baía.”

Com várias casas de câmbio e instituições do setor bancário, o local é uma ótima forma de testar o Yuan digital em larga escala.

Ásia continua na frente com Moedas Digitais de Bancos Centrais

Com o Yuan Digital sendo a CDBD (Moeda Digital de Banco Central) mais desenvolvida atualmente no mundo e já em seus estágios finais, a região da Ásia realmente sai na frente com outros países também considerando desenvolver suas moedas.

O Japão também está considerando o desenvolvimento de uma CBDC, com a Tailândia já em estado avançado do planejamento. Enquanto isso, a França parece ser o país com mais desenvolvimento em uma versão digital do Euro.

No entanto, os EUA continuam ficando para trás, confiando apenas no poder do dólar como reserva mundial de valores. Caso os outros países continuem a desenvolver esses projetos, o soft power dos EUA pode cair drasticamente, principalmente em relação à China.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Finanças Descentralizadas (DeFi) caem 40%, será o fim?

Nos últimos dias assistimos um massacre das moedas de finanças descentralizadas (DeFi), com quedas entre 30% e 58%. Talvez você não tenha acompanhado a...
hashdex

Pioneira, gestora carioca lança primeiro ETF de criptomoedas do mundo

A gestora Hashdex, sediada no Rio de Janeiro (RJ), informou nesta semana que recebeu aprovação para lançar o primeiro ETF (sigla para fundo negociado...
Bitcoin em corretoras de criptomoedas

Trader veterano que viu queda no Brasil gosta do Bitcoin

Com o preço do Bitcoin operando abaixo de U$ 12 mil em setembro, a contrapartida foi o aumento da volatilidade no início do mês....

Últimas notícias

Pioneira, gestora carioca lança primeiro ETF de criptomoedas do mundo

A gestora Hashdex, sediada no Rio de Janeiro (RJ), informou nesta semana que recebeu aprovação para lançar o primeiro ETF (sigla para fundo negociado...

Trader veterano que viu queda no Brasil gosta do Bitcoin

Com o preço do Bitcoin operando abaixo de U$ 12 mil em setembro, a contrapartida foi o aumento da volatilidade no início do mês....

Itaú demite por justa causa funcionário que negociava Bitcoin no horário de expediente

O Itaú Unibanco demitiu por justa um analista de sistemas que, de acordo com a empresa, negociava Bitcoin e outras criptomoedas durante o horário...