“Grande Baía de Hong Kong” vai lançar o Yuan Digital

A moeda digital que está sendo desenvolvida pelo banco central da China é conhecida como "DC / EP", onde DC é "moeda digital" e EP é "pagamento eletrônico".

Siga no
Yuan Digital (Moeda Digital da China)
yuan china

O Yuan Digital é um projeto que gera muito interesse por parte de diferentes setores, sendo que o uso de uma criptomoeda estatal pode mudar consideravelmente muitos aspectos do mercado financeiro global. Alguns acreditam que a nova moeda até mesmo acabará com o poder do dólar em países estrangeiros.

A área de Hong Kong pertence à China, mas é considerada uma região com um sistema financeiro capitalista, ao contrário do regime comunista da China. Além disso, Hong Kong faz parte da Área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau, região de importância tecnológica e financeira que vai passar a testar o DCEP, o Yuan Digital.

Segundo uma notícia do Southcn, após um teste fechado de sucesso com o Yuan Digital, agora o projeto entrará em áreas mais relevantes e abrangentes.

A área da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau é uma megalópole formada por diferentes cidades, incluindo Ghaungzhou, Shenzhen, Macau e, claro, Hong Kong. A região tem uma grande movimentação de dinheiro, uma densa população e um alto PIB.

Sendo assim, o local estará na linha de frente no teste e no plano de adoção geral do DCEP como uma ferramenta de transações internacionais em larga escala, com Cantão (Guangdong) estando em destaque.

He Xiaojun, diretor do Gabinete Provincial de Supervisão Financeira Local de Guangdong, disse durante o 2º Fórum de Desenvolvimento Financeiro da Grande Baía de Cantão-Hong Kong-Macau:

“Cantão vai encorajar ainda mais a inovação, aprofundar a integração comercial com Hong Kong e Macau com bancos virtuais e outros aspectos, quebrar barreiras de dados e inovar. O uso de cenários de moeda digital permite que a tecnologia financeira moderna sirva melhor a construção e o desenvolvimento de toda a Grande Baía.”

Com várias casas de câmbio e instituições do setor bancário, o local é uma ótima forma de testar o Yuan digital em larga escala.

Ásia continua na frente com Moedas Digitais de Bancos Centrais

Com o Yuan Digital sendo a CDBD (Moeda Digital de Banco Central) mais desenvolvida atualmente no mundo e já em seus estágios finais, a região da Ásia realmente sai na frente com outros países também considerando desenvolver suas moedas.

O Japão também está considerando o desenvolvimento de uma CBDC, com a Tailândia já em estado avançado do planejamento. Enquanto isso, a França parece ser o país com mais desenvolvimento em uma versão digital do Euro.

No entanto, os EUA continuam ficando para trás, confiando apenas no poder do dólar como reserva mundial de valores. Caso os outros países continuem a desenvolver esses projetos, o soft power dos EUA pode cair drasticamente, principalmente em relação à China.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
El Salvador BTC

Governo de El Salvador analisa permitir pagamento de salários com Bitcoin

Poucos dias depois de o Bitcoin se tornar moeda de curso legal em El Salvador, o governo do país agora estuda com pagar salários...
Várias criptomoedas perto de um carrinho de compra alternativas Ethereum Bitcoin Dogecoin Litecoin Monero

Bitcoin deixado como herança será divido por família no Distrito Federal

O Bitcoin é uma moeda digital, mas também um bem, sendo utilizado por muitas pessoas como reserva de valor. Em um processo de inventário...
Baleia do Bitcoin preço e cotação queda e alta

Baleias detém quase metade dos bitcoins já minerados

A última queda massiva no preço das criptomoedas acabou sendo uma boa oportunidade para as baleias, que agora detém quase a metade de todos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias