A RocketSwap, uma corretora descentralizada de criptomoedas, perdeu cerca de R$ 4,3 milhões em um hack no início desta semana. Segundo seu “programa de emergência”, uma das ações da equipe seria entrar em contato com o ladrão, pedindo pela devolução dos fundos, mas o hacker tinha outros planos.
Ainda na última segunda-feira (14), o hacker criou uma memecoin chamada LoveRCKT que, em tradução livre, significa “amo a Rocket”. Apesar de ser um insulto às vítimas, a criptomoeda chegou a valorizar 275% em menos de 5 horas.
No entanto, como visto no gráfico abaixo, a LoveRCKT despencou logo em seguida.
Outra curiosidade da memecoin é o número de moedas. No total, existem 100 trilhões de LoveRCKT. Em comparação, o Bitcoin possui apenas 19,4 milhões de unidades em circulação, já a Dogecoin possui 140 bilhões de moedas, um número já considerado um absurdo.
Corretora é hackeada, assume o erro e busca soluções
Na segunda-feira (14), a equipe da RocketSwap detectou uma anomalia em seus sistemas, afirmando estar investigando o problema. Minutos depois, informou que seu sistema foi invadido, causando perdas a todos os seus usuários.
“Um hack de força bruta do servidor foi detectado e, devido ao contrato de proxy usado para o contrato do farm, havia várias permissões de alto risco que levaram à transferência dos ativos do farm”, informou a RocketSwap. “Lamentamos muito por sua perda.”
As a result of the team's investigation
We are sorry to inform you that the team needed to use offline signatures when deploying the launchpad and put the private keys on the server.
A brute force hack of the server was detected, and due to the proxy contract used for the farm…— RocketSwap (@RocketSwap_Labs) August 14, 2023
A equipe afirmou ter corrigido a falha e, a partir dali, iniciou um plano para salvar seu negócio e auxiliar as vítimas. Dos sete pontos do plano, o último deles seria entrar em contato com o hacker.
“Pedir aos hackers que devolvam os ativos às vítimas.”
A tática, embora pareça ingênua, já funcionou outras vezes. No início deste mês, o hacker da Curve Finance devolveu milhões em criptomoedas à corretora, e até provocou os desenvolvedores ao deixar mensagem dizendo “sou mais esperto que vocês”.
No entanto, tudo indica que o hacker da RocketSwap é um pouco mais maluco que seu amigo acima. Afinal, ele criou uma memecoin chamada LoveRCKT para zombar das vítimas afetadas pelo seu crime.
Segundo dados da PeckShield, da terça-feira (15), o hacker também lucrou outros 20 ETH (R$ 174.000) com sua memecoin. De qualquer forma, o ‘projeto’ que chegou a valorizar 275% caiu 71% nos dias seguintes, sendo difícil pensar em uma reação.
Por fim, esse parece ser mais um caso inédito no mundo das criptomoedas, que não para de nos surpreender com a habilidade, criatividade e certa falta de noção de alguns indivíduos.