A Jovem Pan foi alvo de um ataque hacker em seu canal do YouTube, que apagou todos os vídeos e divulgou um suposto evento da Tesla, alterando até o nome do canal. O caso ocorreu na madrugada do dia 10 de janeiro de 2023.
Ao detectar o problema, a emissora de rádio e televisão comunicou o YouTube sobre o incidente e tomou as devidas providências para resguardar sua imagem.
Como o canal tem 7 milhões de inscritos, o golpe praticado pelos hackers que assumiram o controle da conta poderia ter causado grandes prejuízos em vítimas desatentas.
Jovem Pan reassumiu conta no YouTube após golpe com imagem da Tesla
A Jovem Pan News informou por meio de suas redes sociais que o golpe não demorou muito, visto que a equipe de segurança do Youtube colaborou para solucionar o problema. Além disso, a extensão dos danos e condições ainda são apuradas.
“A Jovem Pan sofreu uma invasão em seus canais no YouTube no final da noite desta terça-feira, 10 de janeiro; ainda estão sendo apuradas pela equipe de tecnologia da emissora e pela equipe de segurança do YouTube as condições que levaram ao ataque e a extensão dos danos.”
A emissora lamentou os ataques, ao que chamou de tentativa de desestabilizar os veículos de imprensa do Brasil, em um momento delicado do país.
Lamentamos que a Jovem Pan, e outras emissoras em episódios recentes, sejam alvos de criminosos que tentam desestabilizar a credibilidade de veículos de imprensa
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) January 11, 2023
Depois do problema, a conta acabou sendo recuperada pela equipe de segurança da emissora e alguns vídeos já voltaram ao normal, assim como as lives produzidas pelo canal.
O golpe utilizou um suposto Evento da Tesla durante as horas em que atacou o YouTube da Jovem Pan, dando a quem assistia o canal conteúdos falsos e possivelmente golpistas.
A Tesla, vale lembrar, é uma das empresas de Elon Musk, um dos mais ricos do mundo, dono também do Twitter, SpaceX, entre outras.
Golpes no YouTube entram em 2023
Nos últimos anos, os golpes promovidos pelo YouTube com lives falsas têm utilizado imagem de grandes empresas e pessoas famosas.
Um dos casos recentes envolveu a imagem do canal do Clube de Regatas Flamengo no Youtube, que após ser hackeado, promoveu lives com golpe de Bitcoin.
No final de 2020, um hacker ético brasileiro explicou como canais do Youtube estão sendo roubados. Em resumo, Gabriel Pato declarou que os criminosos conseguem os acessos após envolver as pessoas com acessos a contas no YouTube, por meio de engenharia social.
Assim, ao assumir o controle dos canais roubados, conseguem promover golpes e pedir dinheiro ou criptomoedas dos seguidores. Contas com muitos seguidores, como a da Jovem Pan, por exemplo, são alvos frequentes.
Evitar clicar em links desconhecidos, utilizar autenticação de dois fatores, são algumas medidas importantes.