Hackers se passam pela polícia e espalham fake news sobre roubo milionário de criptomoedas

As novas informações apontam que os hackers usaram uma técnica chamada de spoofing attack para enviar um e-mail ao jornalista enquanto se passavam pela polícia.

Uma matéria da CBC, publicada na terça-feira (4), relatava mais um caso de roubo de criptomoedas. Segundo o artigo, dois adolescentes haviam roubado R$ 20 milhões em Bitcoin e Ethereum de um investidor.

Explicando o caso, o jornal afirmava que a dupla havia se passado pelo suporte da corretora Coinbase, enviando um falso e-mail à vítima, que lhes enviou suas criptomoedas. Com o dinheiro, os jovens teriam usado parte do dinheiro para comprar perfis raros no Instagram.

No entanto, uma atualização da matéria mostrou que a verdadeira vítima foi o próprio jornal, caindo em um golpe similar ao noticiado.

Jornal canadense cai em golpe e publica fake news sobre roubo de criptomoedas

As novas informações apontam que os hackers usaram uma técnica chamada de spoofing attack para enviar um e-mail ao jornalista enquanto se passavam pela polícia.

“Por exemplo, um golpista pode enviar um e-mail para você de um endereço parecido com o de um colega, amigo ou empresa confiáveis”, comentou Jackie Penman, porta-voz da Polícia de Hamilton, à CBC por telefone. “À primeira vista, o e-mail pode parecer real, mas o golpista espera que você clique em um link, abra um anexo ou entregue informações pessoais.”

“Sabemos que [nosso e-mail] não foi hackeado, foi falsificado (spoofed).”

Conforme a CBC é um jornal confiável e hacks de criptomoedas são frequentes, diversos sites de nicho compartilharam a história falsa sem buscar por uma fonte direta.

Embora essa não fosse a intenção dos hackers, ao que tudo indica, o desfecho mostra uma vulnerabilidade que até então não é tão usada por criminosos.

Segundo a CBC, o e-mail não continha nenhum link externo ou anexo. Um caso similar, de roubo de criptomoedas por adolescentes aconteceu anos antes, notou o jornal enquanto tentava explicar o motivo do contato.

“Hacking e spoofing estão avançando em um ritmo incrível”, comentou Ann Cavoukian, ex-comissária, à CBC. “Temos hackers brilhantes, brilhantes… que podem fazer coisas incríveis.”

“Obviamente isso aconteceu… e ninguém estava ciente disso. Isso é o que é tão assustador.”

Sites do governo brasileiro também são alvos de ataques

Usando uma técnica diferente, hackers também estão se aproveitando da baixa-segurança dos sites do governo brasileiro.

Ao pesquisar pelo termo “bitcoin”, o Google retorna mais de 200 resultados de sites oficiais do governo do Brasil (com domínio .gov.br), todos alterados nas últimas 24 horas. Ou seja, o número pode ser bem maior.

Apesar das palavras-chave — “comprar bitcoin binance p2p”, mostrado no primeiro resultado — a maioria dos resultados parece golpes ligados a cassinos e jogos de azar.

Sites do governo do Brasil infectados.
Sites do governo do Brasil infectados.

No mês passado, o Livecoins apontou que um robô que prometia retornos rápidos, possivelmente um golpe, também havia se infiltrado em sites do governo.

Por fim, casos como estes servem de alerta para investidores. Jamais envie dados ou dinheiro para terceiros e sempre busque confirmar a veracidade do contato através de outros meios, como ligação ou vídeo-chamada.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias