O halving do Bitcoin Cash, atualmente a quinta moeda digital em valor de mercado, começa em poucas horas. Este fenômeno será visto pela primeira vez nessa rede, que é um fork do Bitcoin Core (BTC).
O Bitcoin Cash (BCH) nasceu, de fato, em 2017, quando alguns desenvolvedores resolveram implementar modificações no protocolo do BTC. Ao não concordar com o tamanho dos blocos e nem a implementação do Segwit, resolveram criar uma moeda a parte. O episódio também é chamado de guerra dos blocos.
Contudo, apesar de ser um novo “bitcoin”, a aposta nunca conseguiu ser a principal moeda do mercado. Apesar disso, implementações de protocolo continuam sendo as mesmas, inclusive o halving.
Halving do Bitcoin Cash começa em poucas horas, como se preparar para o evento?
Se você chegou aqui preocupado com a loucura de termos que estamos falando, sairá um pouco mais esclarecido, assim espero. A mistura de termos é realmente complicada, mas pretendo facilitar sua aventura.
O halving é um mecanismo implementado por Satoshi Nakamoto quando este criou o Bitcoin. Isso porque, quando um minerador de Bitcoin encontra um bloco válido, ele recebe uma recompensa.
A cada 210 mil blocos de transações encontrados na rede, a recompensa pela atividade é cortada pela metade. Dessa forma, a quantidade de novas moedas é diminuída, uma solução que diminui a inflação do Bitcoin.
Quando os criadores do Bitcoin Cash resolveram criar uma moeda a partir do código do BTC, processo chamado de hard fork, levaram algumas características. Uma delas é o halving, ou seja, o Bitcoin Cash diminui a recompensa por bloco, pela metade, a cada 210 mil blocos.
O que é esperado que aconteça nas próximas horas? Entenda
Nas próximas horas, 15 no momento da escrita deste, a rede irá diminuir a recompensa por bloco. Atualmente são gerados cerca de 1800 BCH por dia, que irá cair para 900 de um dia para outro.
Falando sobre inflação, a moeda deixará de ter 3.64% de inflação por ano, caindo para 1.8%. A medida chama atenção e mostra um cenário interessante. O real brasileiro, por exemplo, registrou 4% de inflação em fevereiro, de acordo com TradingEconomics.
A comunidade espera, em casa, pelo episódio, que deverá mostrar uma menor inflação. É claro que junto de algumas coisas boas, vem uma enorme preocupação.
Quais os riscos do halving do Bitcoin Cash agora? Segurança poderá ter um duro golpe
Algumas criptomoedas alternativas, chamadas de altcoins, também são geradas via mineração com Proof-of-Work (PoW). Para minerar um Bitcoin Cash, por exemplo, é necessário o uso de máquinas específicas e um gasto energético.
Isso é fundamental para o pleno funcionamento da rede assim como sua segurança. Contudo, com a recompensa por bloco caindo de 12.5 para 6.25 BCH, a atratividade deverá diminuir para os mineradores.
Cada Bitcoin Cash é cotado atualmente em U$ 250, com queda de 1% em 24 horas no momento da redação. De acordo com um estudo da LongHash feito em 2019, o halving do Bitcoin Cash será prejudicial para sua segurança.
Isso porque, como a moeda é consideravelmente barata e de pouco uso, os mineradores deverão se afastar nos próximos dias dessa rede. Com esse afastamento, até que seja rentável minerar BCH novamente, a rede poderá ficar exposta a ataques. A comunidade Bitcoin Cash entende que a mineração de Bitcoin é mais rentável, e isso é muito preocupante.
Abril é mês de halving, mais dois irão agitar o cenário, preparando para o mais importante
Se o Bitcoin Cash passa por mudanças nesta quarta (8), é só o início para o que está por vir. Nos próximos dias outra criptomoeda que irá ver um halving é o Bitcoin Satoshi Vision (BSV). O preço do Bitcoin SV hoje é U$ 185, sendo a sexta maior moeda do criptomercado.
O BSV é uma moeda que foi criada a partir do código do Bitcoin Cash, também via hark fork. Essa moeda terá uma redução pela metade provavelmente no dia 10, que dará no próximo sábado, considerando o fuso brasileiro.
Outra que verá uma redução de inflação em abril é a DASH, outra famosa criptomoeda. Atualmente a DASH é cotada em U$ 70 por unidade, sendo a 20.ª em valor de mercado. A data estimada para o halving da DASH é no dia 27 de abril.
Todos estes halvings acontecem neste mês por coincidência e não foram previamente marcados. Contudo, irão abrir o caminho para o halving mais esperado do ano (e do século), que é do verdadeiro Bitcoin (BTC). A comunidade espera que entre os dias 10 e 15 de maio o halving do Bitcoin seja concretizado.