Halving do Bitcoin está 66% completo

Mais da metade já foi até a próxima quebra da recompensa!

Siga no

O halving do Bitcoin é um evento esperado igual ao dia 29 de fevereiro, ou seja, só acontece a cada quatro anos.

O Halving é um fator da rede Bitcoin que faz com que a recompensa dos blocos produzidos pela atividade de mineração, utilizando o Proof-of-Work (POW), seja diminuída pela metade.

No ano de 2012 ocorreu o primeiro halving na rede Bitcoin, em meados de novembro, que após cerca de 210.000 blocos minerados teve a recompensa de 50 BTCs cair para 25 BTCs por bloco.

O segundo halving foi no ano de 2016, em que o Bitcoin tinha até então a recompensa pelo bloco minerado de 25 criptomoedas, e passou a ser 12.5 BTCs por bloco válido.

Com o evento acontecendo no próximo ano de 2020, que deverá ocorrer por volta do mês de maio, a recompensa por bloco passará a ser de 6.25 BTCs por bloco, o que daria na cotação do momento da escrita deste R$ 84.311.

É claro que a estimativa anterior de valores é uma aproximação grotesca, principalmente pelo fato de que os blocos válidos também possuem as taxas das transações, que são oferecidas ao minerador que ganhou a corrida do bloco.

Visto isso, contando a partir deste janeiro de 2019, o próximo halving já estaria 66% completo considerando a altura dos blocos minerados até a data deste, que já passa do bloco 558.860. Para se ter essa informação é bom verificar os block explorers da rede.

Mais do que isso, muito se fala sobre os preços do Bitcoin nas exchanges do mundo, as vezes até sem olhar o avanço da tecnologia nos últimos tempos, mas no quesito halving, ao se analisar os dois primeiros que aconteceram, pode ter uma luz no fim do período bear.

Quando se corta a recompensa pela metade, o Bitcoin se torna um bem mais escasso, o que faz com que a sua demanda e oferta possa ser um fator que pese para o aumento dos preços. Quanto menos disponível, mais precioso se torna um bem.

Na análise histórica do primeiro halving, que ocorreu em 2012, o Bitcoin custava cerca de U$ 12 por unidade, e em meados de 2013 bateu a marca de mais de U$ 1 mil dólares por unidade.

No segundo episódio ocorrido em 2016, o Bitcoin estava cotado a cerca de U$ 670 por moeda, e em dezembro de 2017 viu chegar ao preço máximo do Bitcoin de U$ 20 mil dólares.

É por isso que o halving de 2020 pode ser uma das principais inspirações no horizonte, e para quem faz o hold do ouro digital, esse momento é esperado com atenção mas um alerta cabe aqui: os fatos passados não refletem o futuro. Portanto é sentar e esperar para ver o que acontece.

O incentivo pela mineração do Bitcoin, a medida em que a recompensa pelos blocos vai sendo diminuída, é justamente em relação as taxas de mineração, que têm que ficar mais atrativas para que a segurança da rede continue sempre em alta, e isso faz com que a importância da valorização dos preços da moeda ganhe mais um peso na balança, principalmente na perspectiva dos mineradores que andam apertados.

A moeda Litecoin também possui um halving nos próximos meses, programado para agosto de 2019 o mesmo já está mais de 86% completo, considerando também a altura dos blocos.

A contagem regressiva para a lua já começou, mas a velha dica é sempre a mais importante: estude muito bem antes de investir em criptomoedas e o faça somente após sentir segurança das suas ações.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
MAduro conclama o povo a apostar na nova economia com o Bolívar digital. Imagem: VTV

Maduro anuncia bolívar digital e autoriza abertura de contas em dólares

Os planos de Nicolás Maduro de digitalizar a economia da Venezuela parecem estar avançando, com o anúncio do que ele apresentou como um “bolívar...
Baleia jubarte pulando Bitcoin

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...
Banco dos EUA JPMorgan - Bitcoin BTC Criptomoedas

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Empresas compraram Bitcoin na queda, aponta analista do mercado

Ainda que o Bitcoin tenha começado a se recuperar da queda do início da semana, muitos ficaram assustados com o movimento. Enquanto os pequenos...

JPMorgan recomenda que investidores diversifiquem portfólio com Bitcoin

O JPMorgan é um nome muito importante dentro do setor financeiro, contando com milhares de clientes e investidores. A firma conta com diferentes analistas...

Stone Ridge adiciona Bitcoin ao seu fundo de alternativas diversificadas

Em um momento em que o Bitcoin está no centro das atenções, tanto pelo seu preço que está consolidando na faixa de US$ 50...

Coinbase cita Satoshi Nakamoto em documento enviado à SEC

A Coinbase, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo e a maior dos EUA, está pronta para ser listada na bolsa de valores...

Vice presidente da Mastercard crítica o Bitcoin: “muito volátil para fazer parte da nossa rede”

A gigante de pagamentos Mastercard virou manchete no início de fevereiro depois de anunciar seu plano de começar a permitir criptomoedas em sua rede....