Trade: Book de Ofertas Criptomoedas
----- Publicidade ------ 
CriptoBlock
-----

Vamos seguindo estudando o mercado de criptomoedas e mostrando para vocês algumas ferramentas importantes sobre o trade, pela perspectiva de análises que não são fundamentalistas mas que complementam de forma relevante os conhecimentos necessários, conheça o book de ofertas.

O mercado cripto gira em torno do Book de Ofertas das exchanges em relação ao preço de mercado e cotações das criptomoedas, o que reflete diretamente o seguinte: quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelos ativos digitais, e qual volume de compradores na faixa de preços.

Ordens no Book

As ordens de compra em Books de ofertas também podem ser encontradas como Compra (Buy ou Bid em exchanges estrangeiras), e indicam a quantidade de compradores e faixas de preços estão ativas. Não tem como saber o nome dos compradores nas exchanges.

A outra parte é a dos vendedores com ordens de Venda (Sell ou Ask em exchanges estrangeiras), e indicam também de forma anônima o volume das vendas e faixas de preços.

Normalmente, a faixa de preços de compra e de venda ficam posicionadas bem próximas, e quando se distanciam uma da outra têm-se duas situações: uma criptomoeda com baixa liquidez, ou ao contrário, uma oportunidade de comprar barato e vender caro na mesma exchange.

Quando uma ordem é colocada em um Book de Ofertas o processo é conhecido como colocar uma ordem na pedra, ou popularmente conhecido como ordem passiva (Maker ou Limit em exchanges estrangeiras). Estes tipos de ordens costumam ter taxas de operações mais baratas aos traders e no longo prazo provê maior liquidez a exchange.

Quando uma ordem é colocada a mercado, seja de compra ou venda, esta ordem é chamada de ativa (taker ou market em exchanges estrangeiras). Este tipo de ordem não provê liquidez de longo prazo a exchanges, e normalmente possui taxas de operações mais caras.

Exemplo de um Book de Ofertas

Trouxe para você um Book de Ofertas de Exchange IDEX, que é descentralizada, e opera a criptomoeda Ethereum em relação a vários tokens ERC20 da mesma rede.

Figura 1 – Book de Ofertas IDEX Fonte: https://idex.market/eth/xyo

O Book da Figura 1 é do token XYO em relação ao Ethereum, que no momento da escrita deste estava bem movimentado, com alto volume de negócios e valorização de mais de 7% nas últimas 24 horas.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

A parte esquerda é onde se encontra os vendedores do XYO, e na primeira ordem que sempre é onde ficam as vendas mais baratas, cada unidade estava cotada a cerca de 0.00003254 Ethereum. Nessa faixa de preços havia 62751 tokens a venda, o que dá a soma de 2.04 ETH. O Book de venda total na Figura 1 é de mais de 21 milhões de XYO.

Ao mesmo tempo, os compradores que ficam na parte direita da Figura 1 estão querendo pagar na maior ordem de compra no máximo 0.00003140 por unidade de XYO. Está disponível 0.3 ETH que daria cerca de 10800 XYO na primeira ordem.

Quando há mais ordens de venda a tendência é que os preços caiam, e o contrário também é verdade. Por isso, os preços do Bitcoin e outras altcoins quando sobrem de preços, quer dizer que há mais compradores, quando caem há mais vendedores.

Quem usa Book de Ofertas para Trade de Criptomoedas?

Há investidores no mercado que operam somente pela leitura do Book de Ofertas, e isso não é considerado uma Análise como a Técnica ou Fundamentalista, e é chamado de Tape Reading, ou ainda, Análise de Fluxo de Ordens.

Os scalpers que buscam operar com diferenças de book de compra para venda em uma mesma exchange. As diferenças, também chamadas de spread, são momentâneas e o ganho depende do volume das ordens. Se tiver interesse em operar dessa forma procure sempre operar em exchanges com liquidez de mercado, ou seja, as maiores em volume da moeda que você quer operar. A maior do mundo no momento da escrita deste é a Binance, e outra grande em volume é a Huobi.

Quando encontrada diferença no book de ofertas de exchanges diferentes a operação pode ser a de arbitragem. Também são oportunidades que são momentâneas.

É óbvio que no mercado financeiro em geral, e isso se aplica também ao de criptomoedas, há várias operações sendo realizadas por Bots, ou seja, é muito díficil encontrar oportunidades reais de diferenças nos books sendo um humano, mas não é impossível, sendo no Day Trade as melhores oportunidades.

Lembre-se operar com Book de Ofertas é uma forma diferente das análises, mas que nunca deve ser feito sem Gerenciamento de Risco.

Para quem nunca trabalhou com trades antes em criptomoedas, no Livecoins temos uma série sobre o tema e muito mais materiais, pesquise e aprenda mais sobre o mercado cripto antes de operar, afinal o estudo é um grande investimento.

Aviso Legal: Isso não é uma recomendação de compra de criptomoedas, estude por sua conta pois o mercado é novo e você pode perder todo seu dinheiro investido.

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.