Tutorial de trade em uma exchange descentralizada – IDEX

Siga no

Com a perspectiva de trade no futuro se dar em DEX (decentralized exchange), trazemos um tutorial de como fazer trade em uma exchange descentralizada, chamada IDEX.

Trade em uma exchange descentralizada – IDEX

A IDEX é uma exchange descentralizada que opera Tokens Ethereum em sua plataforma de trade.

Para realizar trades descentralizados, você precisa entender a dinâmica de funcionamento dos mesmos antes, e tomar os devidos cuidados com seus fundos ao logar em ambientes descentralizados.

Trades descentralizados significa que a Plataforma Idex serve apenas para que os compradores e vendedores se encontrem, mas não detém os fundos de nenhuma das partes.

Os fundos ficam nas Wallets dos usuários, e são através destas que são feitos os trades na plataforma, diretamente de uma conta para outra, sem passar pela exchange, e isso é uma exchange descentralizada. Obviamente não há nomes e não se conhece os compradores e vendedores, quem cuida disso também é a DEX.

Temos aqui o maior quesito de segurança dessa operação, pois logar com a sua Private Key em um ambiente computacional é algo sério, você está expondo a mesma ao ambiente, e sabemos que isso não é seguro. Certifique-se de estar em um ambiente seguro e no site correto, que é o IDEX que está sendo acessado.

Obviamente, isso não é algo menos sério do que logar em exchanges centralizadas com sua senha e códigos em site errado, também há riscos lá, além é claro do risco de perder os seus fundos caso o dono simplesmente resolva sumir com os mesmos.

Passado o medo de logar com sua private key em um ambiente para realizar a troca de tokens Ethereum, você pode abaixo ver os passos iniciais de realizar o seu cadastro e operações.

Leia o whitepaper do projeto em caso de dúvidas, e fique atento as novidades pelas redes sociais: Telegram, Twitter, Medium e Reddit.

Tutorial Inicial para Logar

Temos duas situações aqui, você possui uma carteira Ethereum com saldo em ETH, sim ou não? Se sim, tranquilo, senão você deve criar uma carteira Ethereum e depositar a quantia que deseja operar na mesma.

Uma opção é criar uma carteira MetaMask, que é uma wallet segura, ou ainda possuir uma Ledger que possui suporte a Ethereum e seus tokens.

Se desejar ainda criar uma nova wallet na própria IDEX é possível, só depois lembre-se de adicionar os tokens para operar na plataforma.

Para criar uma nova Wallet clique aqui. Após entrar crie uma senha forte, com muitos caracteres entre letras maiúsculas e minusculas, símbolos e números. Salve esta senha.

Após digitar a sua senha, clique no Botão “Yes – Create New Wallet“. Você será redirecionado a seguinte tela:

Salve o Keystore File em um local seguro, é aconselhável criar uma cópia de segurança do arquivo e salvar em outro disco ainda ok. Após realizar o Download e salvar clique no botão “Got It. Get My Private Key.“. Será exibida a seguinte tela:

Essa chave privada que criei e deixei exposta aqui nunca deve ser utilizada, pois ela está apenas servindo para propósitos educacionais, inclusive não há saldo na mesma.

Cuidado com a sua chave privada, cuide bem dela, pois com essa sequência qualquer pessoa rouba seus fundos. E é com essa chave que você irá acessar a plataforma de trades.

Clique no Botão “Return to Exchange” para desbloquear a sua wallet.

Caso já possua uma Chave Privada, descarte os passos anteriores e comece daqui.

Clique no Botão “Unlock Wallet” no canto superior direito. Ao clicar será exibida a tela abaixo. Escolha a opção que deseja, se será o Arquivo KeyStore que criamos nos passos acima, com sua chave privada, com sua MetaMask ou com sua Ledger.

Escolhi para testar a opção de chave privada e colei a chave que criei acima para testar. Se quiser apenas testar pode utilizar essa PK que deixei aqui para vocês ok. Clique no botão “Unlock” para finalizar.

Após realizar o login, será exibida a plataforma de trade, para quem já sabe como operar verá que é uma exchange normal, com opções de vários Tokens que já estão listados neste ambiente, todos fazendo o par com ETH.

Conheça mais algumas telas da plataforma:

1 – Tokens listados, Par de Negociação Ativo, Área de Análise Técnica, Último Preço Negociado, Maior Valor das últimas 24 horas, Menor Valor das últimas 24 horas, 24 horas valorização/desvalorização

2 – Seus balanços depositados, área de compra e área de venda, chat movido para o Discord

3 – Book de Ofertas para compra e venda, Twitter com últimas news ao lado esquerdo

Para quem já acompanhou a nossa série sobre trades então está pronto para operar em uma DEX, que é semelhante as exchanges centralizadas em sua aparência, mas totalmente diferente em sua razão de existir, fique a vontade para explorar as opções e se você sentir confortável comprar e vender tokens neste ambiente.

Se julgar mais seguro, sugiro criar uma private key separada apenas para operar em DEX, sem comprometer os seus fundos.

Lembre-se que você é o seu banco, opere com segurança sempre!

*Se possui uma Ledger e desejar operar com a mesma na IDEX, saiba como vincular sua Ledger aqui. Se desejar comprar uma Ledger com segurança e garantia clique aqui.

Confira a lista das DEX que existem aqui!

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...