A Status é um token ethereum ERC20, que possui um aplicativo de mensagens e um navegador móvel, chegando em março com uma hardware wallet de criptomoedas.
A ideia da equipe que desenvolveu este produto com código aberto, é primeiro distribuir de forma grátis para desenvolvedores de blockchain que tenham interesse, sendo que após um período passará a comercializar por U$ 29 a unidade em seu site. O anúncio da Status foi feito no último dia 13 de fevereiro em seu blog.
Um detalhe que chama atenção é o modelo do gadget, que se parece com um cartão de débito convencional (vídeo abaixo), possuindo suporte a tecnologia NFC e integração com celulares para facilitar o pagamento com criptomoedas no cotidiano.
O líder do projeto Status, Guy-Louis Grau, disse ao portal Coindesk que o apelidado Cartão-Chave “vai funcionar junto com sua wallet para celular. Você só precisa tocar no seu cartão-chave em um dispositivo móvel para assinar transações. Funcionalmente falando, é realmente uma carteira de hardware, mas funciona com dispositivos móveis”.
Isso indica uma nova possibilidade para pagamentos com criptomoedas, sendo que o KeyCard Status possui suporte de Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin, Ethereum, XRP e todos os tokens ETH que existem.
A solução não é ainda voltada para usuários comuns de acordo com Grau, mas espera-se que chegue ao mercado no início de março de 2019 para os desenvolvedores.
Uma ideia da equipe é que o cartão chegue aos usuários comuns em 2019, mas com a possibilidade de que cada pessoa possa montar e personalizar seu próprio cartão.
A tecnologia do KeyCard já existe há 15 anos no mundo, sendo que Grau destacou que “Nosso software é aberto e roda em Java Card, portanto, se um projeto de terceiros quiser construir seu próprio cartão-chave, eles usariam nosso software de código aberto e precisariam executá-lo no Java Card – que está disponível em centenas de fabricantes, já que é um equipamento físico comum”.
Para solicitar o cartão no site oficial da Status, um dos requisitos é justamente o perfil do GitHub. Além disso, os pretendentes devem informar o motivo do interesse pelo produto e até o momento apenas os mil primeiros inscritos serão contemplados com o presente.
No momento da escrita deste, cada token Status custa cerca de R$ 0,07 por unidade, com o projeto ocupando a posição 57 do market cap.