O hashrate do bitcoin teve um de suas maiores quedas nesta semana. Além do preço do bitcoin estar afugentando mineradores, outro motivo pode ter sido o desligamento de várias mineradoras nos EUA, devido à onda de calor no Texas.
Chegando a 159 exahashes por segundo (EH/s) nesta terça-feira (12), este valor é um dos menores do ano, ficando atrás apenas do dia 4 de fevereiro, quando atingiu 157 EH/s. Como comparação, o hashrate passou boa parte do ano acima dos 200 EH/s.
Como consequência, menos blocos estão sendo minerados por dia, elevando as taxas de transação conforme a competição para entrar nestes blocos aumenta. No momento, está custando cerca de R$ 5 para que a transação seja confirmada de imediato.
Mineradores desligam equipamentos, hashrate do Bitcoin cai
Na última semana, grandes mineradoras de Bitcoin localizadas no Texas, EUA, precisaram desligar seus equipamentos novamente. O motivo é a grande onda de calor na região, demandando energia por cidadãos que usam ar-condicionados para seu bem-estar.
Somado a isso, o atual preço do bitcoin também pode estar espantando investidores do setor, contribuindo para a queda do hashrate do Bitcoin na última semana.
Segundo dados do BTC.com, chegamos a 159 exahashes por segundo (EH/s) nesta terça-feira (12), uma grande queda quando comparado aos 218 EH/s do dia anterior.
Contudo, vale lembrar que tais dados são calculados usando o número de blocos minerados e a atual dificuldade de mineração. Portanto, não são 100% precisos e então apresentam tanta variação.
De qualquer forma, não víamos estes números desde fevereiro deste ano, quando o hashrate do Bitcoin chegou a 157 EH/s.
Consequências na queda do hashrate
Como consequência da queda do hashrate, menos blocos estão sendo minerados. Enquanto o padrão são 144 blocos por dia, os últimos dias foram marcados por apenas 137 e 136 blocos, segundo dados do BuyBitcoinWorldWide.
Sendo assim, a competição pela confirmação de transações aumentou, o que refletiu instantaneamente na taxa pagas pelos usuários.
Segundo o site Mempool.space, no momento a taxa está em 31 satoshis por vByte, ou R$ 5, para serem confirmadas de imediato.
No momento, mais de 7.000 transações estão na fila, portanto, pode ser um incômodo usar a rede no momento. De qualquer forma, isso é um problema temporário, conforme a rede se auto-ajusta a cada 2.016 blocos (~14 dias).