Uma nova série produzida pela HBO promete revelar a identidade de Satoshi Nakamoto, pseudônimo por trás do criador do Bitcoin. Chamada “Money Electric”, ela está programada para ser lançada na próxima terça-feira (8).
A série é dirigida por Cullen Hoback, conhecido pela minissérie investigativa Q: No Olho da Tempestade (2021), e, segundo suas próprias palavras, seu novo trabalho contou com uma investigação de anos.
Já a HBO dispensa apresentações, sendo famosa por Game of Thrones, Família Soprano, Irmãos de Guerra, True Detective, A Escuta, Westworld, Oz e tantos outros sucessos.
Diretor afirma ter um “caso incrível” sobre identidade de Satoshi Nakamoto
Mesmo após 15 anos da criação do Bitcoin, a identidade de Satoshi Nakamoto continua um mistério não resolvido. Enquanto alguns acreditam que seja um grupo de pessoas, outros apontam para desenvolvedores que já estudavam os conceitos introduzidos pelo Bitcoin.
Independente disso, o diretor Cullen Hoback promete apresentar um caso sólido em sua série Money Electric, ainda sem tradução para português.
“Você tem que continuar de onde outros pesquisadores pararam.”
“Obviamente, houve muita energia e pesquisa investidas na tentativa de desvendar esse mistério. E é por isso que há quatro ou cinco nomes importantes aos quais as pessoas tendem a revisitar”, comentou Hoback em entrevista à FastCompany.
“Pessoas que parecem, mesmo que não sejam Satoshi, saber quem Satoshi é. Você pode começar a mapear que a origem do Bitcoin emana dessa rede ou desses indivíduos. Esse ponto de entrada foi Adam Back, então isso se tornou uma chave para desvendar o mistério maior.”
Além dessa investigação fora das telas, Hoback também afirma ter passado três anos lendo e analisando e-mails e postagens em fóruns de Satoshi Nakamoto.
Sem dar spoilers sobre suas descobertas, o diretor acredita que elas gerarão controvérsia na comunidade. Afinal, por ser um mistério, cada pessoa tem seu “Satoshi Nakamoto” preferido.
“Acho que apresentamos um caso incrível no filme, e acredito que a pessoa em quem chegamos é inesperada e vai gerar uma boa dose de controvérsia.”
“Acho que as pessoas vão debater isso, independentemente de quão forte seja o nosso argumento, e tudo bem. Essa é a natureza desse espaço. Tivemos muito mais evidências do que pudemos incluir no filme”, continuou Hoback. “Mas vai depender do público, como eles veem o caso, como eles veem as evidências e se estão ou não convencidos.”
O trailer de Money Electric pode ser visto abaixo.
Para quem já assistiu outros documentários sobre Bitcoin, o trailer não empolga, parecendo mais um vídeo cheio de entrevistas com nomes famosos, incluindo Adam Back, Roger Ver e até mesmo Nouriel Roubini, crítico do Bitcoin que não tem nada a ver com a história.
Ou seja, parece que não chegará a lugar nenhum. De qualquer forma, o resultado final pode surpreender.
Segundo o trailer, a série estará disponível no Max, serviço de streaming da HBO, no dia 8 de outubro, mas não há informações se será lançado em simultâneo no Brasil.