Existem diferentes tipos de ataques que roubam criptomoedas, alguns envolvem a engenharia social, outros sofisticados ataques cibernéticos, e alguns mais graves envolvem violência física e ameaças. Em um caso recente no Canadá, criminosos armados invadiram uma residência, fizeram um homem refém e roubaram as chaves de acesso de uma carteira de criptomoedas.
De acordo com informações locais, a polícia de Calgary, cidade do Canadá, está procurando por um dos suspeitos, pedindo para que a população ajude a identificar o homem que foi registrado pela câmera de um caixa eletrônico em que ele tentou realizar uma transação com o cartão roubado da vítima.
De acordo com a polícia da cidade, por volta da meia noite do dia 13 de abril, dois homens armados invadiram um apartamento e amarram o morador da residência.
Os criminosos focaram a ação no roubo de computadores, celulares, joias e cartões de débito e crédito.
O refém foi forçado a revelar a senha dos seus cartões. Além disso, os criminosos também roubaram chaves de acesso à carteiras de critptomoeda. A vítima não revelou quais carteiras ou quais criptomoedas ele possuía ou qual foi o valor roubado.
Um dos criminosos utilizou um dos cartões da vítima e as senhas roubadas para sacar dinheiro de um caixa eletrônico na região. O caixa eletrônico gravou a imagem de um dos criminosos, o que tentou sacar o dinheiro.
A vítima não foi capaz de identificar o criminoso, o que indica que não era conhecido e, talvez, deu um golpe de sorte com as criptomoedas e as joias. De acordo com a polícia, a vitima conseguiu escapar das amarras e conseguiu pedir ajuda para a polícia, ele sofreu apenas ferimentos leves.
Cuidado com a violência contra investidores de criptomoedas
Uma onda de violência contra investidores de criptomoedas vem preocupando o criptomercado. Esse é um tipo de golpe bastante complicado, afinal, dificilmente a vítima pode se defender de um ataque surpresa… no entanto, é possível ser evitado.
Além de diferentes tipos de precauções, como o uso de diferentes segredos para guardar suas chaves, o mais importante é nunca falar para as pessoas que você possui criptomoedas.
Tal como você não falaria para pessoas na rua que você tem um monte de ouro guardado em casa, o mesmo serve para seus bitcoins e outras criptomoedas.
Isso inclui não só pessoalmente, mas também na internet e em locais públicos de grande acesso. É preciso encarar esse tipo de investimento com seriedade para se proteger dos muitos riscos encontrados no criptomercado.