Indicador confiável do Bitcoin sinaliza início de grande corrida de touros

Um indicador histórico e confiável de preço do Bitcoin está sinalizando que um grande mercado de alta pode estar se iniciando. A Glassnode, empresa de análise de blockchain, revelou que o múltiplo de risco de reserva do Bitcoin cruzou para o lado positivo pela primeira vez desde outubro de 2021.

O indicador é uma medida cíclica de longo prazo que compara o incentivo para vender a moeda digital ao preço de mercado atual com os detentores de longo prazo que resistem à tentação de liquidar seus ativos.

Uma leitura mais atenta indica forte convicção entre os HODLers — gíria para investidores de longo prazo — e vice-versa. O múltiplo de risco de reserva é calculado dividindo o valor do indicador diário por sua média móvel de 365 dias.

Indicador sinaliza enorme potencial

Os cruzamentos anteriores do múltiplo de risco de reserva acima e abaixo de zero previram com precisão as principais tendências de alta e baixa do bitcoin.

De acordo com Ali Matrinez, analista on-chain, em 2012, 2013, 2015, 2019 e 2020, cruzamentos positivos acima de zero resultaram em altas de 2.830%, 566%, 6.400%, 99% e 487%, respectivamente.

“Este indicador do Bitcoin sinaliza um enorme potencial! Quando o risco de reserva do BTC se move acima de 0, ele sinaliza movimentos de preço parabólicos. O Reserve Risk acabou de cruzar 0 novamente!”, disse Matrinez.

O mercado de ursos do Bitcoin acabou?

De acordo com o indicador, para saber se o mercado de baixa do Bitcoin acabou ou não, é preciso entender a dinâmica de oferta para os detentores de longo prazo (LTHs) e detentores de curto prazo (STHs) do Bitcoin.

Conforme dados da Glassnode Glassnode, “mais de 23,3% da oferta realizada fora das corretoras pertencem a LTHs que estão submersas em sua posição”, mostrando semelhanças com o início de 2016 e o ​​início de 2019.

Além disso, a Glassnode diz que em meio à alta de preços do Bitcoin em 2023, um total de 6,2 milhões de bitcoins retornaram ao lucro (32,3% da oferta). Assim, com tantas moedas atualmente em lucros não realizados, o incentivo para gastar ou vender bitcoins a cada alta de preço aumentará ainda mais.

A Glassnode também aponta outra métrica interessante apelidada de NUPL, que mede como o valor de mercado do Bitcoin está atualmente posicionado em relação ao lucro não realizado.

“Na leitura atual, o mercado está em um nível bastante neutro, com 55,8% dos dias registrando uma leitura mais alta e, portanto, 44,2% sendo mais baixa. Também sugere que o mercado não está com grandes descontos (como se estivesse em $ 16.000), nem fortemente supervalorizado (como no pico de $ 60.000 ou mais).” diz a empresa.

Exatamente há 64 semanas atrás, a Glassnode revelou que vários indicadores on-chain estavam entrando em território do mercado de baixa. Agora, vários indicadores da empresa estão sugerindo que as condições do mercado de ursos (ou pelo menos o pior) podem ter ficado no passado.

Alta de 80%

Se a história se repetir, o último cruzamento positivo do indicador sugere que o bitcoin valorize 80% este ano. A moeda digital já dobrou de preço nos últimos 5 meses e alcançou a marca de US$ 31.000, isso pode ser apenas o primeiro marco da corrida de touros.

O indicador otimista é consistente com a tendência do Bitcoin de registrar ralis descomunais nos meses que antecedem o halving da recompensa de mineração.

O halving é um evento programado que reduz o ritmo de expansão da oferta da criptomoeda em 50% a cada quatro anos. O quarto halving do Bitcoin está previsto para abril do ano que vem.

Segundo estudos, o Bitcoin tende a criar novos milionários logo após o halving. Como exemplo, a imagem abaixo mostra a influência do halving em relação aos seus três super ciclos — de 2013, 2017 e 2022.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Livecoins
Livecoinshttps://livecoins.com.br
Livecoins é o maior portal de notícias sobre Bitcoin e criptomoedas no Brasil.

Últimas notícias

Últimas notícias