Um algoritmo de inteligência artificial acompanha de perto a alta do bitcoin nesta sexta-feira (13), indicando que os sinais de alta são promissores no curto prazo para a moeda digital.
Para traders de criptomoedas, saber a hora de comprar e vender em determinadas regiões de preços é uma tarefa complicada. Assim, muitos compram quando os preços estão na alta, vendem na baixa, e registram prejuízos em operações.
Com a queda do bitcoin nos últimos meses, o volume de negociações em corretoras chegou a cair em média 42%, nas principais bolsas. Mas uma ferramenta de IA promete tentar ajudar os investidores a realizarem operações mais seguras.
Inteligência artificial monitora alta do bitcoin e segue otimista
O Price Predictions tem objetivo de oferecer aos investidores orientações mais precisas sobre investimentos em bitcoin e demais criptomoedas, com uso de seus algoritmos de inteligência artificial.
A empresa alerta que, ainda que com uso de seus algoritmos, prever o futuro não é uma tarefa fácil em um mercado volátil.
De qualquer modo, no curto prazo os sinais de otimismo no setor se mostram presentes, após o preço do bitcoin saltar 12% nos últimos dias.
“Em alta! Com base em nosso algoritmo, há fortes indícios de que o preço do Bitcoin está subindo!”
Seu sinal atualizado a cada momento dá suporte a negociações no mercado para traders intraday, buscando reduzir riscos em operações. Atualmente, a previsão de preços da inteligência artificial atua apenas no mercado a vista.
Como funciona o algoritmo da IA?
Para realizar previsões de alta ou baixa de determinada criptomoeda, a ferramenta de IA reúne uma série de indicadores do mercado.
Entre eles, os mais conhecidos como RSI, MACD, ATR e Bandas de Bollinger, que fazem análises de bitcoin em tempo real.
Além disso, há um trabalho de análise de médias de curto e longo prazo, em diversos períodos, que podem ajudar os traders a realizar suas negociações.
Nos últimos dias, a alta do bitcoin voltou a animar os traders, após um ano difícil em 2022, que fechou com uma queda em Dólar, apontada em 66%.
Um dos motivos que podem ter levado o bitcoin para novo movimento de alta tem relação com a queda na inflação dos Estados Unidos. Assim, caso o movimento persista, pode levar o banco central do país a suspender a elevação da taxa de juros, o que é um sinal otimista para ativos de renda variável, como bolsas de valores, por exemplo.
Como o bitcoin é um investimento de risco na visão de muitos investidores, a moeda digital poderia se beneficiar no longo prazo.