Quando o preço do Bitcoin sobe, o número de transações também aumenta e consequentemente o tempo para confirmação de transações. Mas em momentos assim as taxas da rede não ultrapassam as centena de dólares, e mesmo assim é possível definir a prioridade da transferência pagando mais ou menos. Parece que um investidor muito azarado definiu os valores errados e acabou pagando $ 47 mil (cerca de R$ 249 mil) para movimentar apenas $ 194 (R$ 1.049,00).
De acordo com dados públicos da Blockchain, algum infeliz pagou uma taxa de transação muito (realmente muito) mais alta do que o padrão atual da rede e até mesmo bem mais alta do que o valor transferido.
Para uma transação de $ 194 foi pago uma taxa de $ 47 mil. Para se ter uma ideia, no atual nível da rede a taxa está por volta de $ 4,52. Isso faz com que essa transação em si seja mais de 10.000.000% do que o valor necessário.
Segundo as informações disponíveis na Blockchain, a mineradora que minerou o bloco foi a divisão especializada da Huobi. A transação estava registrada na altura de bloco 657535.
O que aconteceu para a taxa do Bitcoin ter ficado tão alta na transação?
Curiosamente esse não é um tipo tão incomum de transação, já tendo acontecido outras vezes. Mas o erro dificilmente está na rede ou no protocolo e sim no que alguns chamam de “dedo gordo”, que é basicamente o mais básico dos erros humanos.
Em muitas carteiras você pode (ou até mesmo precisa) colocar o valor da taxa para a transação que você vai realizar. Algumas vezes o investidor acaba não prestando atenção nos campos corretos e coloca o valor da transferência na taxa e o valor da taxa na transferência e assim a catástrofe acontece.
É muito provável que o investidor queria enviar $ 47 mil pagando uma taxa de $ 194, mas trocou os campos e cometeu um erro caríssimo. E, como sabemos, é impossível reverter a transação para que o dinheiro seja devolvido. Com certeza um dia bem triste para alguém (e feliz para a mineradora).
Mas, enquanto muitos podem achar que essa é uma grande desvantagem das criptomoedas, vale lembrar que os Bancos podem cometer o mesmo erro e ter muita dificuldade para conseguir resolver o próprio erro.