Itália cobrará 42% de imposto sobre Bitcoin

Em agosto, a Itália já havia dobrado um imposto fixo sobre estrangeiros que quisessem morar no país.

Maurizio Leo, vice-ministro da Economia da Itália, anunciou um aumento no imposto sobre ganhos de capital, que também inclui investimentos em Bitcoin. Atualmente tal imposto é de 26%, já muito alto, mas será de 42%.

Por hora, o texto ainda é um rascunho e deve ser aprovado na lei orçamentária de 2025. No entanto, investidores italianos já estão furiosos com a decisão, apontando que isso espantará os jovens do país.

Membro do G7, a Itália é uma das dez maiores economias do mundo e o aumento dos impostos sobre o Bitcoin deve contribuir para alcançar um adicional de 0,2% na meta fiscal sobre o PIB do país. A quantia representa cerca de 4 bilhões de euros (R$ 24,6 bilhões).

Itália aumentará imposto sobre Bitcoin

Nas redes sociais, a primeira-ministra Giorgia Meloni comentou que “como prometido, não haverá novos impostos para os cidadãos”. No entanto, a reunião sobre o orçamento fiscal aponta que os impostos sobre o Bitcoin serão de 42%.

“Uma questão importante diz respeito aos ganhos de capital provenientes do Bitcoin onde, dado que este fenômeno está se alastrando, esperamos um aumento da retenção na fonte de 26 para 42%”, disse Maurizio Leo, vice-ministro da Economia da Itália.

Em agosto, a Itália já havia dobrado um imposto fixo sobre estrangeiros que quisessem morar no país.

Além dos impostos sobre o Bitcoin, um vídeo de quase uma hora mostra outros pontos debatidos pelo governo italiano sobre seu orçamento, o que também inclui cortes dos gastos.

Italianos reagem ao imposto

Italianos se mostraram incomodados com a mudança nas redes sociais. Muitos deles apontam que seu país está regredindo e isso expulsará tanto jovens quanto empresas do país.

“Se você quiser continuar vivendo no século 20, vá em frente, os jovens irão embora. Afogue-se em impostos”, escreveu um deles.

“A Itália se prepara para recuar para a escuridão tecnológica aumentando os impostos sobre criptomoedas e Bitcoin — um plano brilhante para criar um êxodo em massa de talentos e startups”, disse outro.

Nos EUA, empresas também reclamam do governo, não sobre impostos, mas sim sobre regulação. Segundo executivos, a pressão regulatória fará com que a indústria migre para países mais amigáveis.

No momento desta redação, o valor de mercado das criptomoedas está avaliado em US$ 2,3 trilhões. Além disso, o setor também gera inúmeros empregos, desde programação até segurança, bem como impulsionam o crescimento da infraestrutura energética no caso da mineração.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias