Decred, uma criptomoeda que possui uma forma de governança e descentralização bem consolidada e reconhecida, anunciou novidades ao mercado por meio do blog oficial.
Decred DEX Atomic Swap
A Decred é listada em várias exchanges pelo mundo todo, e além disso foi uma das primeiras a testar com sucesso a tecnologia do Atomic Swap.
Com tudo isso, surge no cenário um novo formato de criar uma Exchange Descentralizada, também chamada DEX, com o suporte ao Atomic Swap.
Isso é com certeza uma mudança de paradigma no mercado cripto geral, pois ajuda no processo de descentralização e mantém a oportunidade de realizar trocas de maneira fácil.
No atual cenário cripto, a maior parte dos volumes diários transacionados são em exchanges, ou seja, a visão de Satoshi Nakamoto de um dinheiro P2P ainda não foi concretizada.
Mas a DEX apresentada por Jake Yocom-Piatt, um dos chefes de desenvolvimento do projeto, volta a ativa da visão do Satoshi Nakamoto, e foi publicada no Blog Oficial da Decred na data 05/06/2018.
[quads id=3]
Alguns pontos sobre a Decred Dex Atomic Swap
A Decred Dex Atomic Swap não dará suporte a trocas com moedas fiat, ou seja, somente trocas entre criptomoedas.
Outros detalhes que ainda serão desenvolvidos na plataforma foram explicados por Jake em seu texto, e alguns pontos são fundamentais para entender a complexidade desse processo:
- Garantir que não haja transações fraudulentas
- Haverá uma taxa de criação de conta na DEX, isso se justifica para que não haja spam de ordens maliciosas nos servidores
– Essa taxa será paga apenas uma vez por cada conta e não será variável com volume - Ordens criadas on-chain e off-chain devem ser colocadas no livro para liquidação
- Não haverá custódia dos fundos de quem utilizar a DEX, os fundos permanecerão com as pessoas que irão transacionar
- Na Decred DEX Atomic Swap não haverá taxa de negociações, pois de acordo com os mesmos isso não é necessário em sua estrutura pelo baixo custo de transações entre blockchains
- Transparência da blockchain será uma força, e isso será utilizado inclusive para avaliar usuários maliciosos e criar um sistema de reputação verificável, tornando assim a regulação da mesma descentralizada
- O volume de transações na mesma será totalmente verificável, algo que não é garantido em Exchanges Centralizadas
- Haverá suporte para API de usuários, com dados históricos e em tempo real também
A Exchange Descentralizada já é uma realidade na rede Ethereum, existem várias no mundo para trocas entre tokens e ether, chegando agora a ideia para a Decred.
Mas Jake considera que chegar depois com essa ideia é uma vantagem, pois pôde analisar o funcionamento das outras redes e encontrar os principais pontos fortes e fracos, de forma a lançar um projeto mais forte no mercado.
Toda essa novidade ainda será submetida a Politeia assim que a mesma estiver lançada na MainNet, ou seja, está sujeita a sua aprovação pela comunidade Decred.