A nova secretária do tesouro do Estados Unidos, Janet Yellen, falou ontem sobre seu posicionamento quanto a abordagem que o novo governo dos Estados Unidos pretende direcionar em relação as criptomoedas, especialmente em relação Bitcoin.
Janet Yellen, que foi nomeada pelo novo presidente dos Estados unidos, Joe Biden, expressou certo receio de que as criptomoedas possam ser utilizadas para financiamento do terrorismo. Ela sugeriu que os senadores e os responsáveis pela legislação do país “reduzam” o uso das moedas digitais.
Ela expressou preocupação, quanto ao emprego do uso das criptomoedas como o Bitcoin, para financiar o terrorismo e atividades ilegais em geral.
A partir dos comentários de Yellen, é possível imaginar que o governo do próximo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pode ser extremamente agressivo ao mercado de criptomoedas, impondo regulamentações extremamente rígidas.
Durante a audiência virtual do Comitê de Finanças do Senado dos EUA, a senadora Maggie Hassan perguntou a nova secretária sobre os perigos de grupos terroristas que utilizam criptomoedas.
“Você está absolutamente certa de que as tecnologias para realizar essa mudança ao longo do tempo, e precisamos ter certeza de que nossos métodos para lidar com essas questões, com o financiamento do terrorismo, mudem junto com a tecnologia em constante mudança”, disse Yellen.
“As criptomoedas são uma preocupação particular. Acho que muitas são usadas – pelo menos no sentido de transação – principalmente para financiamento de grupos de terroristas.
“E acho que realmente precisamos examinar maneiras de restringir seu uso e garantir que a lavagem de dinheiro não ocorra por meio desses canais.”
Apesar de propor regulação ao Bitcoin agora, em 2014 ela disse em um vídeo que o Banco Central americano (FED) não pode regular a moeda digital.
“O FED simplesmente não tem autoridade para supervisionar ou regular o Bitcoin de nenhuma forma.”
Presidente do BCE disse que Bitcoin é usado em atividades criminosas
De fato, a opinião da nova secretária do tesouro dos Estados Unidos, se assemelha aos recentes comentários da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.
A presidente do Banco Central Europeu falou em uma entrevista na semana passada que as criptomoedas como o Bitcoin estavam sendo usadas para “atividades de lavagem de dinheiro totalmente condenáveis”.
Apesar de grandes investidores criticarem a natureza “anônima” do Bitcoin, declarando que isso facilita a utilização da moeda em “atividades ilegais”, os defensores das criptomoedas preferem ver o Bitcoin por outra ótica.
Para eles, o Bitcoin é um ativo que pode proteger contra a desvalorização das moedas nacionais, tendo em vista a grande quantidade de programas de estímulo da economia que os bancos centrais têm implementado.