O lendário trader John Bollinger, criador do indicador técnico “Bandas de Bollinger”, identificou na última quinta-feira (10) a presença de um movimento promissor no preço do bitcoin, que pode indicar uma recuperação nos preços.
De acordo com sua análise, um padrão clássico das bandas de Bollinger se firmou no par Bitcoin e Dólar. Ainda que o movimento precise de uma confirmação, segundo o próprio analista, as chances são altas para um padrão em W.
Um movimento de preços em W, segundo a ótica das Bandas de Bollinger, é um padrão gráfico que sinaliza uma possível reversão de tendência de baixa para uma nova tendência de alta. Ele recebe esse nome por se assemelhar à letra W no gráfico de preços.
Esse comportamento é observado com o auxílio das bandas, que são faixas de volatilidade traçadas acima e abaixo de uma média móvel.
“Formação clássica de fundo em W nas Bandas de Bollinger no par BTCUSD. Ainda precisa de confirmação.”
Classic Bollinger Band W bottom setting up in $BTCUSD. Sill needs confirmation.https://t.co/v1qfBbEoDV
Remember: The fraudsters are legion. I will never ask you for anything. #BollingerBands #btc— John Bollinger (@bbands) April 10, 2025
Entenda mais o que pode indicar um movimento em W nas Bandas de Bollinger
O padrão em W se forma quando o ativo faz um primeiro fundo e depois tenta se recuperar.
Ao falhar na recuperação, recua novamente formando um segundo fundo mais baixo ou no mesmo nível do anterior. Por fim, rompe a resistência anterior, iniciando um movimento de alta.
Contudo, para que esse padrão tenha validade dentro da metodologia das Bandas de Bollinger, é essencial que pelo menos um dos fundos toque ou ultrapasse a banda inferior, sinalizando que o ativo está temporariamente sobrevendido.
Na imagem compartilhada por John em sua conta no X, ele analisa uma imagem de um gráfico semanal (1W) do par BTC/USD com as Bandas de Bollinger.
O gráfico mostra dois fundos próximos ao nível dos 70.000 dólares, com o segundo fundo ligeiramente mais alto, formando visualmente a estrutura de um W.
Este é um movimento típico de um fundo duplo, um padrão que pode antecipar uma reversão de tendência, principalmente se confirmado por um rompimento da linha de resistência entre os dois topos intermediários.
Bollinger analisou com ajuda de outro indicador também
Um dado que chama atenção na análise de John Bollinger é o fato de que ele não utilizou apenas o seu indicador técnico para validar a nova teoria de recuperação de preços.
Isso porque, abaixo do gráfico, um oscilador (possivelmente o Stochastic RSI ou similar) mostra reversão a partir de uma zona de sobrevenda, próximo ao nível 0.00. Ou seja, o outro indicador também sugere uma tentativa de retomada de fôlego por parte dos compradores.
A imagem indica que o Bitcoin pode estar construindo um fundo em W, mas a confirmação ainda depende do rompimento da região dos 85 a 90 mil dólares com força e volume. Enquanto isso não acontece, o padrão permanece em formação e exige cautela, como diz o próprio analista.