Coinbase

Justiça condena homem que criou site falso da corretora Coinbase e roubou R$ 113 milhões

Share

A justiça dos Estados Unidos condenou um homem que criou um site falso da maior corretora de bitcoin do país, a Coinbase, e roubou 20 milhões de dólares.

Em anúncio na última quinta-feira (17), a procuradoria dos EUA anunciou que o homem tem 31 anos e mora na Índia. Chamado Chirag Tomar, ele participava de fraudes eletrônicas contra vítimas de todo o mundo, que tentavam acessar suas contas na corretora de criptomoedas.

O “spoofed” consiste em um ataque em que cibercriminosos imitam algum site, para roubar dados dos usuários. No caso de Tomar, ele operava um esquema de roubo de credenciais, que depois utilizava para acessar as contas na plataforma correta.

Justiça dos EUA condena homem a cinco anos de prisão após criação de site falso da Coinbase que resultou em roubo de US$ 20 milhões

A Coinbase operava uma versão “Pro” de sua exchange, que era encontrada no endereço “Pro.Coinbase.Com“. De acordo com documentos judiciais, Tomar e seus co-conspiradores falsificaram o site Coinbase Pro usando uma URL falsa semelhante, CoinbasePro.Com, e criaram um site fraudulento para imitar o site autêntico.

Depois que as vítimas inseriam suas credenciais de login no site falso, um processo de autenticação era acionado. Em alguns casos, as vítimas eram enganadas a fornecer suas informações de login e autenticação do site real da Coinbase para fraudadores.

Em outras vezes, as vítimas eram enganadas para permitir que representantes falsos da Coinbase executassem software de desktop remoto, o que permitia que os fraudadores ganhassem o controle dos computadores das vítimas e acessassem suas contas legítimas da Coinbase.

Os fraudadores também se passaram por representantes de atendimento ao cliente da Coinbase e enganaram os usuários. Assim, as vítimas forneciam seus códigos de autenticação de dois fatores aos fraudadores por telefone.

Depois que os fraudadores obtiveram acesso às contas Coinbase das vítimas, os fraudadores rapidamente transferiram as criptomoedas da Coinbase das vítimas para carteiras de criptomoeda sob o controle dos fraudadores.

Suspeito preso nos EUA ostentava com carros de luxo, utilizando recursos do crime

Tomar usou os fundos das vítimas para pagar seu estilo de vida luxuoso, incluindo a compra de Audemars Piguet e outros relógios caros, veículos de luxo como Lamborghinis e Porsches e viagens para Dubai, Tailândia e outros lugares.

Em 20 de dezembro de 2023, Tomar foi preso no aeroporto de Atlanta ao entrar nos Estados Unidos. Em 20 de maio de 2024, Tomar se declarou culpado de conspiração para fraude eletrônica.

Tomar permanece sob custódia federal e será transferido para a custódia do Federal Bureau of Prisons mediante designação de uma instalação federal. Sua condenação é de 60 meses de prisão em regime fechado, além de dois anos de liberdade supervisionada. Com informações da justiça dos EUA.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Comentários
Autor:
Gustavo Bertolucci