Kim Dotcom prometia revolucionar as criptomoedas, mas projeto não saiu do papel e foi à falência

Nos últimos 14 anos, milhares de criptomoedas surgiram no mercado. Até hoje, no entanto, nenhuma teve tanto sucesso quanto o Bitcoin.

Kim Dotcom, fundador do site Megaupload (ou apenas MEGA), pretendia revolucionar o setor de criptomoedas ao trazer 1 bilhão de usuários para o Bitcoin. Seu plano, entretanto, não saiu como o previsto.

Chamado Bitcache, seu projeto usaria toda a velocidade da Lightning Network para transformar o Bitcoin no meio de pagamento mais usado da internet.

“Os inúmeros sites que criei tinham mais de um bilhão de usuários. Eu sei o que é preciso para trazer um bilhão de usuários para as criptomoedas.”

“Chegou a hora de levar as criptomoedas para as massas”, continuou Dotcom em seu tuíte de 2020. “O sistema financeiro corrupto e ultrapassado tem que acabar.”

Kim Dotcom sobre seu plano de revolucionar a indústria de criptomoedas.
Kim Dotcom sobre seu plano de revolucionar a indústria de criptomoedas.

A teoria era boa e Dotcom possuía um ótimo histórico como empreendedor. Portanto, não foi difícil arrecadar US$ 5 milhões ainda em 2016 e promover uma ICO no ano seguinte para financiar o projeto.

Projeto não saiu do papel e foi à falência

O novo projeto de Kim Dotcom parecia ter tudo para dar certo, mas não foi o que aconteceu. Ainda em maio de 2023, o Bitcache entrou em processo de liquidação, ou seja, faliu.

“É bastante simples, há taxas devidas e não pagas”, comentou Phil Creagh, ex-advogado do Bitcache, à Newsroom. “Vamos colocá-lo em liquidação e ver o que pode ser recuperado.”

O próprio desenvolvimento já parecia estar estagnado há anos. Além da Bitcache ter passado por um rebranding, passando a ser chamada de K.im, Kim Dotcom também criou uma criptomoeda chamada Kimcoin, mostrando o tamanho de seu ego.

“Esta nova criptomoeda é como nenhuma outra porque será utilizada por milhões transacionando bilhões”, disse Dotcom em 2018 enquanto promovia sua nova criptomoeda. Se você nunca ouviu falar da Kimcoin, não se preocupe, ninguém ouviu.

Cinco anos depois, em 2021, Dotcom reclamou da postura dos maximalistas do Bitcoin. “Tóxicos”, disse ele, enquanto puxava o saco do Bitcoin Cash (BCH).

“Kim, você provavelmente deveria ter ouvido o Tone Vays quando ele estava lhe visitando”, comentou um seguidor sobre seus erros.

“Eu não concordo com ele sobre sua abordagem ‘apenas Bitcoin’. Acho que a concorrência é uma coisa boa e resultará em melhores soluções para todos.”

Nos últimos 14 anos, milhares de criptomoedas surgiram no mercado. Até hoje, no entanto, nenhuma teve tanto sucesso quanto o Bitcoin.

Prometendo concorrência, a maioria desses projetos apenas desapareceu, não sem antes enriquecerem seus desenvolvedores.

Por fim, é difícil saber se o ambicioso projeto de Kim Dotcom falhou devido a suas escolhas e seu ego gigante. De qualquer forma, o mercado segue aberto para novos empreendedores.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias