Lei Bitcoin de El Salvador pode ser reformada

Doações de Bitcoin a partidos políticos ainda não é uma prática bem aceita no país.

Bitcoin e a bandeira de El Salvador
Bitcoin e a bandeira de El Salvador

Temendo problemas nas próximas eleições, políticos de El Salvador pedem que a Lei Bitcoin seja reformada para abranger regras claras sobre essa situação específica.

Em setembro de 2021, o Bitcoin se tornou uma moeda de curso legal em El Salvador, mesmo com críticas ao projeto. Dessa forma, o BTC passou a ser um meio de transações legal que pode ser aceito pelas pessoas no país como pagamento por produtos e serviços.

Essa chegada do governo salvadorenho ao espaço aconteceu após um movimento em El Zonte, pioneiro em aceitar o Bitcoin como moeda no país. Mesmo assim, as regras ajudaram todo território conhecer a tecnologia e aprenderem mais sobre o assunto.

Mesmo com a ampla adoção de Bitcoin, muitas dúvidas sobre a moeda ainda seguem presentes.

Temendo problemas em eleições, políticos de El Salvador pedem que Lei Bitcoin seja reformada

O Bitcoin causou uma verdadeira revolução em El Salvador, país que já registrou aumento de 30% no turismo desde que a lei que aprova a moeda digital foi aprovada no congresso.

Além disso, novos negócios apoiados pela moeda digital surgiram, como o Hospital Veterinário ChivoPets, que oferecerá desconto para quem pagar em Bitcoin inaugurado no último final de semana.

Mas algo que a Lei Bitcoin não deixa clara é a situação das eleições em El Salvador, levando políticos do país agora a pedir que essa seja reformada para incluir regras ao setor. O medo é que o uso de Bitcoin sem fiscalização possibilite lavagem de dinheiro e até financiamentos com dinheiro de origem ilícita.

De acordo com o El Mundo, muitos políticos estão deixando claro que não deverão aceitar doações em Bitcoin pelo medo de serem pegos em situações de corrupção.

Temor também com o uso do Dólar

Apesar do temor de alguns políticos com o possível uso criminoso do Bitcoin em financiamento as eleições, eles também deixaram claro que temem aceitar doações de Dólar fruto de corrupção.

Ou seja, o que os parlamentares esperam é uma reforma completa no sistema salvadorenho, não apenas na Lei Bitcoin. Assim, a Lei de Partidos e contra Lavagem de Dinheiro e outros Ativos também deveriam ser leis a serem reformadas, de modo a adequar a realidade do país as melhores práticas para combate a crimes financeiros.

Vale lembrar que no Brasil é proibido aceitar criptomoedas como doação em eleições, sendo que o TSE fiscaliza essa situação, podendo acarretar problemas caso um candidato seja pego. Mas utilizar a blockchain para deixar transparente as doações recebidas não é uma prática proibida no país, visto que dá mais segurança ao processo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias