Desenvolvedor Blockchain é o emprego que mais cresce em 2018, de acordo com o relatório anual Emerging Jobs Report do LinkedIn, divulgado na quinta-feira.
Trabalhos relacionados a desenvolvimento em Blockchain tiveram um crescimento de 33x este ano, enquanto o segundo trabalho que mais cresceu foi o de Machine Learning Engineer com um crescimento de 12x.
O LinkedIn afirma que o crescimento pode ser explicado por “popularidade em torno de blockchain e criptomoedas”, mas que apenas o tempo dirá se é uma tendência de longa data no mercado de trabalho ou apenas uma moda passageira.
O LinkedIn descobriu que as principais habilidades dos desenvolvedores de blockchain são Solidity, Blockchain, Ethereum, Cryptomoedas e Node.js. O relatório diz que a maioria dos desenvolvedores blockchain trabalham na IBM, ConsenSys e Chainyard, e a demanda é a mais alta em São Francisco, Nova York e Atlanta.
Habilidades sociais como gerenciamento de projetos e liderança também estão entre as habilidades “únicas” que mais crescem. Posições como “Engenheiro de Sistemas”, em 2015, habilidades interpessoais constituíram menos de 1% das habilidades necessárias para ter sucesso no trabalho.
Agora, eles representam 8%. Não há dúvida de que as habilidades de IA estão aumentando, mas algumas habilidades tipicamente humanas que hoje não podem ser replicadas por máquinas vêm crescendo quase tão rapidamente e estão aqui para ficar.
A rede social Facebook também listou cinco novos empregos relacionados a blockchain em sua página de carreiras nas últimas três semanas. Na descrição do trabalho de engenheiro blockchain da equipe de Engenharia de Dados da Blockchain do Facebook, o anúncio caracteriza a posição como um trabalho tecnicamente e intelectualmente desafiador, que “terá um enorme impacto global”.
Embora 2018 possa ter sido um ano marcante para devs blockchain, não está claro se o crescimento massivo deste ano continuará em 2019. A queda na captação de recursos observada pela Fabric ocorreu pouco antes de um forte declínio nos mercados de criptomoedas em novembro, juntamente com vários relatórios de demissões e paralisações entre empresas de blockchain.
Uma das empresas mencionadas no relatório do LinkedIn, a ConsenSys, anunciou na semana passada que estaria demitindo 13% de sua força de trabalho, enquanto a Bitmain, uma empresa chinesa que fabrica hardware de mineração, fechou recentemente uma instalação de P & D em Israel.
Os investidores também perderam bilhões investindo em startups blockchain nos últimos anos. Embora ainda exista uma quantidade considerável de capital procurando por talentos de blockchain, a indústria parece estar apertando o cinto.
Quer aprender entrar no mercado? Confira nossas dicas:
Melhores linguagens de programação Blockchain
Empresas no Brasil para trabalhar com Blockchain
Informações da The BLockCrypto e Coinspeaker