A corretora P2P de bitcoin, LocalBitcoins, anunciou nesta quinta-feira (9), o fim de suas atividades globais. Fundada em 2012, a plataforma era referência em muitos países, mesmo aqueles que contavam com censuras ao mercado de criptomoedas.
O anúncio pegou os fãs da plataforma de surpresa, que já procuram por locais que possam lhes acolher.
Vale lembrar que a LocalBitcoins contava com aprovação junto a autoridades da Finlândia, onde mantinha sua sede.
LocalBitcoins encerra atividades por culpa do “inverno cripto”
Fundada há 12 anos, a LocalBitcoins originalmente ajudou muitas pessoas a encontrar uma forma de comprar bitcoin pelo mundo todo. Com suas negociações P2P, e um serviço referência no setor, a plataforma não demorou a conquistar clientes em todo o mundo.
No Brasil, por exemplo, muitos negociantes de P2P recorriam à plataforma para realizar suas negociações. Países sem acesso a muitas corretoras, como a Venezuela, mantinham acesso a LocalBitcoins para comprar e vender moedas.
Em nota, a corretora declarou nesta quinta que encerra seu serviço de venda de bitcoins, que manteve há mais de 10 anos suas atividades. O motivo do fim envolve o inverno das criptomoedas, segundo nota ao público.
“Originalmente, a LocalBitcoins foi criada para levar o Bitcoin a todos os lugares e impulsionar a inclusão financeira global. Honramos essa missão há mais de 10 anos e estamos orgulhosos do que conquistamos junto com todos vocês, nossa leal comunidade. Portanto, estamos tristes em compartilhar que, independentemente de nossos esforços para superar os desafios durante o inverno cripto muito frio, concluímos com pesar que a LocalBitcoins não pode mais fornecer seu serviço de negociação Bitcoin.”
Prazo para que clientes saquem
De acordo com a LocalBitcoins, todos os clientes terão 12 meses para sacar todos os fundos depositados na plataforma.
Contudo, a própria equipe declara que o melhor não é esperar o fim do prazo, procedendo com os saques antes do limite.
“Encorajamos todos os clientes a retirar seus fundos da LocalBitcoins e pedimos que você prossiga com a retirada dos Bitcoins de sua carteira LocalBitcoins. Você tem 12 meses para sacar, no entanto, é claro que o encorajamos a prosseguir com a retirada antes.”
Confira o cronograma de saques:
09/02/2023 – Suspensão de novas inscrições;
16/02/2023 – Suspensão da negociação na LocalBitcoins: Suspensão do uso da carteira LocalBitcoins (com exceção da retirada de fundos);
Após 17/02/2023, os clientes da LocalBitcoins só poderão fazer login para sacar seus Bitcoins. Os serviços de negociação e carteira não estarão mais disponíveis neste momento.
Vale lembrar que no Brasil, a também corretora Walltime anunciou o fim de suas atividades na última quarta-feira (8).