Enquanto diversas corretoras listaram a memecoin PEPE nas últimas semanas, outras preferiram se abster. Já a Coinbase tomou um caminho perigoso: atacou a PEPE e outros projetos baseados em memes.
Como resposta, a comunidade subiu a hashtag “delete a Coinbase” (#DELETECOINBASE) nas redes sociais. Segundo levantamento do Livecoins, a hashtag já conta com mais de 137.000 compartilhamentos. Já menções a Coinbase ultrapassam os 183.000 tuítes nesta quinta-feira (11).
Talvez mais importante do que este número sejam as pessoas apoiam a PEPE. Como exemplo, o artista Beeple, conhecido pelos NFTs mais caros do mundo, também entrou nessa briga.
“COINBASE VS PEPE ARMY”
COINBASE VS PEPE ARMY pic.twitter.com/qHEY3Q7Wxa
— beeple (@beeple) May 11, 2023
Após pressão da comunidade, Coinbase pede desculpa
Embora a corretora não tenha usado sua conta oficial em seu pedido de desculpa, o comunicado foi feito pelo diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, nesta quinta-feira (11).
“Nós erramos e pedimos desculpas.”
“Ontem nós compartilhamos uma visão geral da memecoin PEPE para fornecer uma imagem baseada em fatos de um tópico de tendências”, escreveu Grewal. “Isso não forneceu uma imagem completa da história do meme e pedimos desculpas à comunidade.”
We screwed up and we are sorry.
Yesterday we shared an overview of the $pepe meme coin to provide a fact-based picture of a trending topic. This did not provide the whole picture of the history of the meme and we apologize to the community.
— paulgrewal.eth (@iampaulgrewal) May 11, 2023
Por ser um meme, seus usos e interpretações são vastos, bem longe de ser limitado a apenas este. Ou seja, foi a descrição que irritou a comunidade, não o fato dela não ser listada na corretora.
Em resposta ao advogado, a comunidade aceitou o pedido de desculpas, mas agora pede para a PEPE ser listada na Coinbase. A corretora não se manifestou sobre o pedido.
PEPE possui uma grande comunidade, mas amarga perdas
Embora tenha entrado para o ranking das 50 maiores criptomoedas do mercado, a PEPE não aguentou a pressão vendedora de baleias e sucumbiu. No momento desta redação, a PEPE está com uma queda diária de 26,8%, ocupando a 76ª posição no CoinMarketCap.
Aumentando a janela de tempo, as perdas são ainda maiores. Em relação a seu topo histórico, no dia 5 de maio, a PEPE já perdeu 69,5% de seu valor, um prejuízo amargo para quem entrou tarde nesta brincadeira que mais parece um esquema Ponzi.
Fora o preço decadente, tudo indica que a PEPE continuará viva assim como a Dogecoin e a Shiba Inu, outras duas criptomoedas que pouco agregam para a indústria.