Teoria do Mais Tolo não se aplica ao Bitcoin e Ethereum

Teoria defende que um investimento especulativo é repassado a um terceiro!

O Bitcoin é uma moeda digital criada nos últimos anos por Satoshi Nakamoto, cuja identidade não é conhecida. Cheio de mistérios em sua história, um especialista garante pelo menos que a teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin hoje.

Isso porque, ao criar o Bitcoin, Satoshi Nakamoto criou regras para emissão de novas moedas, já no código do projeto. Dessa forma, é difícil emitir moedas além do que o programado desde o início, uma vez que a visão de Satoshi é presente na comunidade Bitcoin, mesmo após anos de seu sumiço.

Ao conhecer o Bitcoin, em um primeiro momento, muitas pessoas acreditam que essa moeda é uma espécie de bolsa de valores. Ou seja, em um primeiro momento, muitos acreditam que o Bitcoin é um ativo de especulação, como ações de bolsas de valores, por exemplo.

Teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin, garante especialista em ETFs dos EUA

Em toda a sua história, que começou em 2009, o Bitcoin já foi acusado de várias coisas. Uma teoria famosa é que a criptomoeda seria um esquema de pirâmide financeira, algo que já foi negado pela história e desenvolvimento dessa tecnologia.

Outra acusação que é comum dentre os haters do Bitcoin, é que este é uma moeda sem valor, ou seja, sem lastro. Dessa forma, quando um comprador de Bitcoin adquire a moeda, ele poderia, na verdade, estar sendo um “Maior Tolo”.

A teoria do Maior Tolo fala sobre mercados de especulação, quando ativos sem valor são negociados entre as pessoas. Como um ativo não possuí valor, um tolo que o possuí tem o interesse em repassar este a um terceiro interessado, que ao comprar, se torna o maior tolo em posse de um ativo ruim.

De acordo com Matt Hougan, especialista em ETFs e escritor da Forbes nos EUA, a teoria do maior tolo não se aplica ao Bitcoin hoje. Isso porque, a moeda digital já teve em sua história um grande desenvolvimento, e sua comunidade já é a maior dentre todas as criptomoedas.

Para ele, a dúvida pode surgir quando alguém está conhecendo o Bitcoin, sendo uma dúvida comum. Segundo Hougan, tudo começa quando os conceitos iniciais do aprendizado são superados, como falta de regulamentação, volatilidade e conceitos sobre custódia das criptomoedas.

Investidores iniciantes têm medo de ser o maior tolo, mas não precisam se preocupar

Em um artigo de opinião para a Forbes, Matt explicou, em junho, que os investidores devem ver o valor do Bitcoin de forma análoga ao petróleo em seu início. De acordo com o especialista em ETFs nos EUA, o Bitcoin é uma moeda com escassez, e seu valor deriva principalmente desse princípio.

Essa é a lógica por trás do valor do bitcoin para os investidores hoje. Não se trata apenas de esperar por um tolo maior, mas de comprar um ativo escasso antes que a demanda seja totalmente desenvolvida.

Contudo, em novo texto na última segunda (13), Matt explicou que o Ethereum também é uma criptomoeda com valor real. Em sua visão, o Ethereum não é um concorrente do Bitcoin direto, e ambas as criptomoedas poderão ter um crescimento juntos.

Dessa forma, o mercado de criptomoedas, e DeFi, chegam em 2020 em um momento empolgante, afastando assim, qualquer teoria maluca, como a do maior tolo, por exemplo. Em 2020, a criptomoeda Ethereum teve uma grande valorização após o boom da demanda por DeFi, as chamadas Finanças Descentralizadas.

Apesar da queda no preço do Bitcoin e cotação do Ethereum hoje, o futuro é promissor para as moedas. Para Matt, o Bitcoin e o Ethereum terão nos próximos anos um grande crescimento, assim como uma demanda legítima.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias