A CMC conversou com Mo Patel, investidor da Sfermion, para fornecer uma visão geral detalhada do desempenho e crescimento do mercado NFT durante um 2022 desafiador, bem como quais as perspectivas consideradas pela Sfermion para o mercado de 2023.
*Artigo original publicado no CoinMarketCap. Leia aqui em Inglês.
Como medir o sucesso do mercado NFT em 2022?
O mercado NFT em 2022 enfrentou uma grande queda de volume em razão do mercado de baixa e a desaceleração geral que causou uma preocupação generalizada de que os NFTs estivessem mortos.
No entanto, se você considerar que o volume e tração do mercado de 2021 foi uma anomalia impulsionada pelo mercado de alta, o mercado NFT em 2022 está de fato prosperando em muitas áreas.
A queda no volume de negociação de NFT, em comparação com a diminuição na queda das transações de NFT, mostra que as pessoas ainda estão usando NFTs e que a desaceleração é apenas uma tendência do mercado como um todo.
Por exemplo, a rápida adoção de soluções de camada 2 como Arbitrum e Optimism demonstrou o crescimento em endereços únicos contendo NFTs, o que mostra as atividades de construção que suportam o espaço L2.
Enquanto isso, Polygon também atua no desenvolvimento de negócios de NFT e continua a atrair talentos e clientes estelares da Web2 para a blockchain.
Os NFTs de música também estão obtendo sucesso em várias plataformas, com altos volumes de vendas e aumento de sua emissão.
As plataformas sociais de Web3 que usam NFTs de várias maneiras também estão ganhando força, como o Lens Protocol da Aave, que já possui quase 100.000 usuários desde seu lançamento em maio de 2022.
Além de uma infinidade de dados quantitativos a serem considerados, também há amplos dados qualitativos disponíveis que indicam que a recente tendência de NFT levou a um influxo de fortes criadores da Web2 entrando no espaço Web3 para construir com NFTs.
Isso ressalta o sucesso do mercado de NFT e a atenção global conquistada em muito pouco tempo.
Esses novos participantes incluem os principais fundadores da Web2 e estúdios de jogos que construíram produtos estabelecidos e duradouros no espaço da Web2 e agora estão usando a Web3 e os NFTs para turbinar novos aplicativos, como NetEase, Pixel Gaming, Wildlife, Square Enix, Ubisoft e Zynga.
Marcas de primeira linha, como Gucci, Nike, Adidas e Prada, estão integrando NFTs em seu marketing para se conectar melhor com seus clientes. O Instagram, com mais de meio bilhão de usuários ativos diários (DAU), agora é efetivamente um mercado NFT.
Este ano, o Reddit implementou repentinamente NFTs (embora ele se recuse a usar o termo) como uma tecnologia central em seu programa de avatar colecionável digital, trazendo um grande número de novos usuários e proprietários de carteiras.
Os gigantes da Web2 também estão usando os maiores eventos esportivos e de entretenimento do mundo, como a Copa do Mundo e o Super Bowl, para aprimorar as Experiências na Vida Real (IRL) aproveitando as distribuições de NFT, como vimos com a distribuição de NFT da Coca Cola na Copa do Mundo deste ano.
Limit Break está planejando um freemint do Super Bowl para o próximo ano, onde você pode digitalizar um QR code e obter um NFT grátis durante o principal evento esportivo anual dos EUA.
Os usos para NFTs elencados acima permitem a transação contínua de direitos de propriedade digital e interoperabilidade de ativos.
Apesar das atuais flutuações do mercado, o envolvimento contínuo e a inovação dos principais criadores e marcas no espaço NFT estão estabelecendo as bases para um forte crescimento, à medida que esses projetos ganham vida e, na melhor hipótese, coincidem com um mercado de alta.
Embora atualmente não haja muita alegria no espaço das criptomoedas em geral, há motivos para ser otimista na adoção de NFT e em muitos aplicativos de consumo da web. Quer seja um mercado em baixa ou em alta, a verdade é que os jogadores vão jogar e os consumidores vão consumir.
Se os NFTs continuarem desbloqueando esses direitos de propriedade digital para permitir que os proprietários façam transações nesses jogos com ativos interoperáveis, é apenas uma questão de tempo para que os dados quantitativos sejam recuperados. Visto com essa lente, 2022 pode, portanto, ser considerado um ano bastante bem sucedido para os NFTs.
Quais verticais e casos de uso de NFT foram o foco principal em 2022?
O foco principal para 2022 permaneceu em jogos Web3 e serviços relacionados ao consumidor, como fidelidade e emissão de ingressos, também destacando as experiências no metaversos e aplicativos sociais na Web3.
A análise de dados dos NFT para rastrear ativos na cadeia também tem sido uma tendência contínua muito bem construída.
Também vimos uma queda na narrativa de ferramentas DAO e Guild, já que os modelos play-to-earn (P2E) caíram em 2022 devido ao mercado de baixa, tokennomics pobres e a impossibilidade de conseguirem oferecer uma experiência de jogo atraente para reter os jogadores.
Está claro que a indústria está começando a entender que os jogos e metaversos da Web3 levarão tempo para se tornarem populares; portanto, o foco está mudando para a construção das experiências e infraestruturas certas em torno disso.
Essa mudança de foco impulsionará os seguintes setores: infraestrutura destinada a criar melhores aplicativos de jogos, infraestrutura para carteiras e mercados, e criações de NFTs que podem atender aos próximos metaversos mais complexos, bem como aplicativos e produtos sociais da Web3 que ajudarão a desbloquear a propriedade intelectual (PI) da Web3.
Em 2021, a incrível popularidade dos NFTs de PFP levou à criação de uma quantidade significativa de novas PIs, consistindo principalmente da integração de fotos e imagens. O objetivo para 2023 será criar produtos e aplicativos de jogos mais avançados que possam ajudar a desbloquear e aprimorar essa PI por meio da possível utilidade baseada em IA ou utilidade no jogo.
Por que teses NFT como NFTFi e SocialFi ficaram aquém das expectativas em 2022?
Algumas teses para NFT de 2022 falharam em cumprir a enorme hype que herdaram do ano passado.
Vamos começar com o investimento direto no mundo virtual. Embora “metaverso” tenha sido a palavra da moda para 2022, a indústria agora entende que a hype foi prematura e que experiências digitais totalmente imersivas levarão tempo para se desenvolver. Ainda não está claro se os metaversos serão baseados em PC, RA, RV ou uma mistura deles – caberá ao mercado decidir.
Como explicado anteriormente, há, portanto, uma ênfase na criação da infraestrutura e das experiências que farão parte do metaverso, como capacidade de receber jogos menores.
As ferramentas DAO (um conjunto de software, aplicativos e contratos inteligentes que uma organização autônoma descentralizada usa para operar) também foram amplamente divulgadas durante o final de 2021 e início de 2022, mas perderam seu brilho este ano quando o mercado percebeu que estava construindo um produto para atender às necessidades que ainda não estavam efetivamente disponíveis.
As DAOs ainda estão engatinhando – embora ainda estejam escalonando muito rapidamente – e estamos definitivamente vendo um caso de uso claro para elas. À medida que continuam a tomar forma e operar, especialmente neste mercado em baixa, há uma melhor compreensão de quais ferramentas podem oferecer suporte às DAOs e atender às suas necessidades.
As ferramentas de guilda sofreram um destino semelhante em 2022, com investidores e usuários percebendo que se apegaram prematuramente a esse nicho voltado para jogos. Em retrospectiva, agora está claro que foi errado presumir que a primeira geração de jogos, como o modelo V1 Axie Infinity, forneceu um modelo para todos os jogos futuros. Será importante permanecer flexível e adaptável à medida que mais jogos entram no mercado e utilizam guildas de maneiras diferentes.
O NFTFi também ficou aquém, em grande parte devido à desaceleração do mercado e à queda na liquidez, que levará tempo para ser retomada.
Ainda assim, ele demonstrou claramente o imenso potencial dos NFTs nos casos de uso financeiros, como emissão de tokens e representação de títulos, como podemos ver em projetos como o Solv Protocol.
Os serviços financeiros diretos por NFT, como empréstimos, melhorarão de acordo com os preços ao longo do tempo e continuarão sendo um foco graças à melhor liquidez e aumento dos usuários.
Embora haja muita hesitação do usuário em relação aos riscos associados aos aplicativos de empréstimo baseados em NFT, é importante observar que a narrativa de longo prazo para NFTs em serviços financeiros permanece forte e também deve levar alguns anos para se concretizar por completo.
Quais são as tendências de desenvolvimento em NFT esperadas para 2023?
A Sfermion continuará investindo em jogos Web3 em 2023, mas agora estamos procurando casos de uso mais avançados.
As empresas estão construindo padrões NFT totalmente novos para funcionar em seus jogos, usando novos modelos econômicos, como free-to-own, e atacando novas verticais, como experiências totalmente on-chain.
Essas empresas estão inovando em um ritmo acelerado e incluem fortes fundadores da Web2 e estúdios que criam jogos duradouros da Web2, até mesmo portando a PI da Web2 para a Web3. Essas empresas estão trazendo o que funciona no mundo da Web2, como jogos casuais, móveis e de console de PC, e usando NFTs como uma tecnologia para aprimorar essas experiências.
Também estamos acompanhando como as marcas da Web2 e a propriedade intelectual (PI) estão entrando no espaço usando NFTs. O nascimento de uma nova PI nativa da Web3 continuará sendo o foco central no espaço NFT.
A interseção de NFT e IA, como arte e criação de ativos de jogos, design de jogabilidade, uso de NPCs baseados em IA e a criação geral de conteúdo transmídia, continua sendo outro ponto focal fascinante.
A evolução de carteiras e mercados para atender melhor a usuários específicos também é empolgante. Estamos vendo um foco na construção de carteiras que sejam mais compatíveis com a Web2 e a inclusão de elementos como fatores sociais e recursos DeFi para o público DeFi.
Também estão surgindo os mercados autônomos para coleções específicas, como mercados focados em jogos. No geral, há um foco em olhar para as verticais de NFT e onde elas podem ser avançadas e aprimoradas daqui para frente.
Além disso, há um forte burburinho em torno de avanços gerais nas cadeias de camada 2, particularmente no espaço de rollup de conhecimento zero (ZK), que está preparado para um grande ano em 2023.
Espera-se que os ZK-rollups facilitem o acesso e o uso de NFT de 10x a 100x, o que deve se converter em um aumento de criadores construindo nesses trilhos e usando NFTs para experiências de mídia social, resultando em mais usuários.
As plataformas de mídia social de Web2 também estão atuando com NFTs. O Reddit permite que você integre seu avatar, o Twitter permite que você mostre seu avatar. No entanto, os avatares são realmente apenas a versão 0.
O Instagram vai além e permite que você publique conteúdo e crie NFTs. Esses são aplicativos da versão 1 que mal arranham a superfície, e estamos muito animados para ver onde a versão 2 e futuras iterações levarão a inovação dos NFT. Será fascinante ver o uso dos NFTs para alavancar a experiência de mídia social ao longo do tempo.
Em 2022, também vimos o advento de uma nova geração de mercados NFT como LooksRare, X2Y2, Blur e Magic Eden que estão desafiando a supremacia do OpenSea e remodelando o cenário NFT.
Existem vários players fortes e mercados bem fundamentados que estão inovando constantemente, com ideias como airdrops baseados em tokens, recursos sociais avançados, liquidez compartilhada, foco em determinados mercados como traders hardcore, tendo royalties opcionais, tornando-se multi-chain ou concentrando-se em um gênero específico, como jogos, música ou vídeo.
Esses produtos e aplicativos estão apenas começando a entender sua base de usuários por completo e a direcioná-los como tal.
Por exemplo, Magic Eden e Fractal entendem que estão obtendo muita tração na launchpad e, portanto, estão efetivamente dobrando isso, juntamente com seu foco adicional em jogos. Enquanto isso, a OpenSea continua a defender e aplicar os royalties do NFT, e está sendo acompanhada por outros, como o X2Y2, que estão optando por respeitar as taxas do criador. Será interessante ver como o debate sobre o royalty se desenvolve ao longo do tempo, com ambos os lados possuindo forte apoio.
O que estamos vendo é como esses mercados atendem a seus usuários e aprimoram sua experiência por meio de recursos como suporte a várias cadeias e carteiras múltiplas, detecção de fraudes e melhores ferramentas de descoberta e recomendação. Por exemplo, com tantas coleções NFT disponíveis, está se tornando cada vez mais importante ajudar o usuário a encontrar o conteúdo que deseja com mais eficiência e criar uma experiência de mercado mais personalizada.
Financiamento — onde as VCs estão aplicando seu capital em 2023?
Dentro das verticais atuais dos NFT, as empresas de VC continuam mais entusiasmadas com os jogos da Web3, apesar de seu péssimo desempenho este ano, pois há um sentimento compartilhado de que os jogos irão integrar as massas para a cripto na Web3.
Isso se estende não apenas aos NFTs, mas também envolve áreas de criptomoedas, como o uso de carteiras de hardware, carteiras de software, interação com corretoras descentralizadas (DEXes) e uso de fontes de empréstimo on-chain.
Como os usuários são integrados por meio de jogos Web3, essa adoção acabará se espalhando para outras áreas das criptomoedas. Portanto, os VCs ainda procuram estúdios e fortes criadores no espaço de jogos Web2, bem como uma infraestrutura sólida.
Além disso, os VCs estão olhando atentamente para a PI do NFT. Todos os anos, é provável que haja uma nova PI saindo do espaço NFT, bem como o desbloqueio da PI existente para impulsionar a experiência da comunidade, algo que falta no espaço Web2.
A mídia social Web3 é outra fronteira emocionante que se beneficia da agitação nas plataformas sociais Web2 causada pela indignação do usuário ao notar ser vítima de censura, assim como com a monetização não autorizada dos seus dados pessoais. No entanto, ela ainda está em seus primeiros dias, com apenas um punhado de plataformas construindo ativamente e ganhando força.
Existem muitos jogos que visam atender ao mesmo tempo o público da Web2 e da Web3. É possível ter um jogo considerado “Web2.5” onde os jogadores da Web2 (que podem não estar interessados em usar NFTs ou token) ainda podem experimentar o jogo enquanto este é lentamente integrado à Web3. Essa abordagem de primeiro jogador faz mais sentido a longo prazo, em vez de tentar forçar os NFTs e tokens nos jogadores desde o início.
É uma espécie de resolução de Criptomoedas de Ano Novo para realmente poder jogar todos os jogos que estamos olhando ativamente e efetivamente ver o que funciona e o que não funciona, já que os jogos demoram muito para serem construídos.
Com a mídia social da Web3 também projetada para eventualmente decolar, definitivamente há algum valor para qualquer um começar a criar suas próprias credenciais on-chain e presença social.
O mesmo se aplica aos ecossistemas L2 e ao entendimento de qual(is) atende(m) melhor um usuário final com base em seus interesses e objetivos. À medida que a experiência do usuário nas criptomoedas melhora a cada ano, prevemos que mais e mais usuários apareçam diariamente com as novas utilizações das criptomoedas e NFT.
Aviso: A visão geral acima e as informações contidas aqui representam opiniões pessoais da equipe Sfermion e não constituem orientação de investimento