Manual Cripto CMC 2023: Tendências no desenvolvimento das blockchains pelo contrato inteligente. Por SlowMist

Na outra ponta, este ano também aproximou os reguladores, e o público em geral, da tecnologia de criptomoedas e blockchain.

Artigo publicado em CoinMarketCap.

O colapso da Terra LUNA/UST, Celsius, Voyager Digital, Three Arrows Capital e, o mais recente, a saga do FTX fez de 2022 um ano difícil e volátil para muitos no setor.

De acordo com a CoinMarketCap, a capitalização total do mercado de criptomoedas caiu para US$821 bilhões no final de novembro, enquanto o crime on-chain aumentou em termos de frequência e sofisticação com o crescimento da indústria.

Até 22 de novembro de 2022, o ano teve 290 incidentes de segurança, totalizando mais de US$3.6 bilhões em perdas, conforme documento realizado por SlowMist Hacked (um arquivo de incidentes relacionados à blockchain).

Nos debates sobre como diminuir as práticas criminosas nas criptomoedas, a regulação sempre fica no centro da discussão.

Algumas das questões mais urgentes a serem abordadas são: regular efetivamente o mercado, proteger os usuários do varejo, fornecer estabilidade e tratar de alguns dos desafios sistêmicos.

Na outra ponta, este ano também aproximou os reguladores, e o público em geral, da tecnologia de criptomoedas e blockchain.

Como resultado, as políticas relacionadas às criptomoedas também estão se tornando mais transparentes, o que contribuiu para o crescimento geral da indústria blockchain.

Além da regulação, quais são as áreas que a indústria deve se concentrar em 2023?

Maior Foco nas Auditorias de Segurança

Somente em outubro de 2022, mais de 20 projetos de Web3 e plataformas de negociação foram atacados. A maioria foi atacada e explorada em razão de falhas de segurança no código do projeto.

Foram lançadas muitas pontes cross-chain que não cobram taxas e possuem transações rápidas, no intuito de trazer os usuários e os projetos para o ecossistema. Tudo isso feito sem considerar a segurança como o ponto mais vital do projeto.

As pontes cross-chain possuem um alto nível de liquidez, mas pouca descentralização, e a maior parte da autoridade reside em carteiras com múltiplas assinaturas: assim que o hacker obtêm acesso às assinaturas, ele possui controle total do protocolo.

Além disso, ainda é raro que pontes cross-chain passem por auditorias de segurança, e as comunidades ainda se envolvem pouco com o monitoramento e a segurança. Como resultado, as pontes cross-chain se tornaram um alvo popular para os hackers. Com o aumento dos incidentes relacionados à segurança, antecipamos que mais projetos entenderão no futuro o valor da auditoria.

Com base no profundo conhecimento e experiência que o SlowMist acumulou em segurança em blockchain, acreditamos ser essencial que os projetos passem por auditorias de segurança abrangentes de front/back-end e do contrato.

A auditoria junto com outros métodos de segurança, como caçadores de bug, melhoram a segurança do projeto ao longo de sua operação e desenvolvimento contínuos.

Futuro Multi-Chain Com o Aumento da Interoperabilidade

2021 trouxe a expansão de diversas Camadas 1 como a Solana, Avalanche e outras. 2022 continuou esta tendência com Aptos e Sui atraindo um financiamento importante de investidores e a atenção da mídia.

Embora o Merge do Ethereum de PoW para PoS não tenha melhorado significativamente o custo da transação ou sua velocidade, este tema de escalabilidade continuará entre outras L1 (camada 1).

Vários projetos de Camada 2 também foram desenvolvidos para reduzir a carga da rede, aumentando a sua eficiência. As plataformas de rollup escalonáveis, como a Arbitrum, seguem sendo soluções interessantes de médio a longo prazo para o problema de congestionamento da rede Ethereum.

O impossível trilema da blockchain – segurança, escalabilidade e velocidade – não pode ser alcançado simultaneamente, o que significa que agora existem diversas L1s atendendo diferentes demandas dos usuários.

Consequentemente, esperamos um maior desenvolvimento de soluções cross-chain, onde cadeias compatíveis ou não com EVM são conectadas para alcançar a interoperabilidade e compatibilidade.

Estes desenvolvimentos devem trazer para a comunidade a oportunidade de encontrar o equilíbrio entre uma ponte rápida cross-chain, liquidez e uma experiência segura de interação com o usuário.

Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Análise do Monitoramento On-Chain

Outro ponto importante é monitorar o crime on-chain. Os dados on-chain podem trazer benefícios para as análises da blockchain e investigações de prevenção à lavagem de dinheiro.

Nós já começamos a ver uma infinidade de plataformas e ferramentas de rastreamento e análise on-chain. Ao agregar os dados destas ferramentas de rastreamento, os usuários podem descobrir informações como a localização de seus fundos e determinar se seus ativos estão conectados a fundos roubados.

No futuro próximo, as ferramentas de rastreamento continuarão a se desenvolver e aperfeiçoar as investigações de prevenção à lavagem de dinheiro.

Mais Ênfase em Possuir Suas Chaves

Mesmo com todos os produtos de carteira de auto-custódia, a perda das chaves privadas e frases sementes continuam sendo as causas mais comuns para a subtração das criptomoedas.

Para resolver este problema, os backups como computação multi-partidária segura (MPU) ganharam um lugar no centro das atenções nos últimos meses como uma solução viável para o problema de um backup único.

Com o MPU, quando uma chave privada é inicialmente gerada, ela pode ser dividida em vários fragmentos e distribuída para um grupo de indivíduos.

Usando este método específico, a chave privada original pode então ser restaurada quando necessário. Num futuro próximo, nós antecipamos que haverá uma solução de código aberto que cumpra com os padrões da indústria.

Prova de Conhecimento Zero: Escalabilidade e Privacidade

A tecnologia zero-knowledge (conhecimento zero) é um subcampo da criptografia que pode resolver problemas de privacidade e escalabilidade para inúmeros projetos de blockchain de camada 1.

Embora não seja um termo técnico novo, ela só virou tendência nos últimos meses, e as provas de conhecimento zero podem ser uma das soluções mais importantes da Web3 e das soluções de blockchain nos próximos anos.

DAOs: Teremos Mais Casos de Uso?

Em 2022, as DAOs se tornaram um dos tópicos mais quentes nas criptomoedas, embora a maioria das organizações DAO e suas ferramentas de criação sejam exclusivas do ecossistema Ethereum, e pouco desenvolvidas nas L1.

A chave para a próxima fase do seu desenvolvimento é entender como as DAOs podem superar os desafios de incentivo, implementar o gerenciamento de ativos cross-chain e as capacidades de interação, além de expandir os casos de uso.

Mercados NFT Movem Para Multi-Chain

Antes, o ecossistema do Ethereum era responsável por processar a grande maioria das transações de NFT.

Nos próximos anos, é possível que as transações de NFT sejam cada vez mais conduzidas em diferentes cadeias, aumentando a demanda dos projetos que ajudam a facilitar tais transações.

A indústria de jogos é um novo campo promissor para a utilização de NFTs, vislumbrando em 2023 um número crescente de novos jogadores e desenvolvedores de jogos de NFT.

Uma coisa nós sabemos com certeza: a blockchain será a força motriz de muitos dos desenvolvimentos em todo o mundo.

Estamos ansiosos por um mundo compatível com a blockchain, um mundo que expande as possibilidades, com o equilíbrio multi-chain, tecnologia madura e um ecossistema ecologicamente estável.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
CoinMarketCap
CoinMarketCaphttps://coinmarketcap.com/
CoinMarketCap é o site de rastreamento de preços mais referenciado do mundo para criptomoedas. Sua missão é tornar as criptomoedas detectáveis, capacitando os usuários de varejo com informações imparciais, de alta qualidade e precisas para tirar suas próprias conclusões informadas.

Últimas notícias

Últimas notícias