O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, criou um programa no Brasil chamado de “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, e cita até a tecnologia blockchain.
Em julho de 2021, o ministro Marcos Pontes já havia declarado que estuda várias tecnologias para melhorar a qualidade do setor de inovação. Vale o destaque que o ex-astronauta havia declarado que o país precisa de mais engenheiros técnicos para acelerar a transformação digital.
“A transformação digital está cada vez mais no dia a dia das pessoas e o trabalho nessa área é importante para todas as áreas dos setores público e privado.”
Agora, o programa definido pela Portaria MCTI n.º 5.156, de 30 de agosto de 2021, deixa claro que o ministério irá focar no desenvolvimento de várias soluções.
Novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes cita blockchain
Nesta terça-feira (31) entrou em vigor o novo programa “MCTI Futuro: Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro”, que tem como foco o desenvolvimento de profissionais que contribuam com os avanços digitais do Brasil no setor.
O foco será o de “apoiar ações que objetivem ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais, em projetos de transformação digital e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), e que, adicionalmente, contribuam para qualificar ou atrair talentos para empreender no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)“.
Como objetivo principal, o programa pretende ajudar na capacitação de profissionais para atuação em projetos inovadores, parte fundamental desse processo.
Entre as ações para realizar esse amplo processo de inovação, estão a facilidade de acesso a mídias digitais nos ensinos, tanto para docentes quanto para estudantes. Além disso, há a intenção de facilitar a criação de projetos tecnológicos no Brasil, passo fundamental para empreender na Era Digital.
Os projetos analisados pelo novo programa deverão estar de acordo com a Portaria MCTI n.º 5.109, de 16 de agosto de 2021, que define as prioridades de inovação entre 2021 e 2023.
Assim, o novo programa assinado pelo Ministro Marcos Pontes prevê a capacitação em várias áreas, como a blockchain, por exemplo.
“Art. 3º O Programa apoiará a capacitação nas áreas de computação em nuvem, big data, inteligência analítica, mídias sociais, cybersegurança, internet das coisas, blockchain, robótica, inteligência artificial, aprendizado de máquina, tratamento de dados, classificação, regressão, experimentos e avaliação, […] entre outras áreas relevantes para a transformação digital.”
Até ações que impactam o ensino básico e médio poderão ser feitas
Para cumprir a proposta do novo programa, uma ampla campanha de impacto no setor de educação será realizada. Dessa forma, o ensino básico, médio, técnico, superior, entre outros mais, terão apoio para capacitação em transformação digital.
O novo programa que será coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI) do MCTI prevê até a parceria entre os setores públicos e privados. Especialistas nessas tecnologias poderão ser convidadas para debater sobre as inovações nessas áreas.