O massacre em Suzano pode ter sido planejado em um fórum da dark web. Segundo uma recente publicação, os criminosos faziam parte de um fórum criado pelo desenvolvedor de uma polêmica criptomoeda, a BolsoCoin.
Dessa forma, os jovens teriam utilizado tais fóruns para arquitetar o plano que terminou com a morte de cinco alunos, duas funcionárias da escola e o tio de um dos criminosos. Além disso, os dois jovem se suicidaram, após atacarem a escola onde oito pessoas ainda permanecem internadas depois do ataque que abalou o Brasil.
Marcello criou fórum em que ataques podem ter sido planejados
Marcelo Valle Silveira é o responsável por ter criado a BolsoCoin. A criptomoeda é um hard fork da Litecoin. Esse ativo digital foi acusado de ter ligação com ataques extremistas e discursos de ódio através de seu criador. Após uma intensa investigação, Marcello foi preso e condenado há 42 anos de reclusão.
O legado de Marcello ficou na internet e no grupo que o criador da BolsoCoin manteve na dark web. De acordo com um publicação, foi através de um fórum criado pelo desenvolvedor da criptomoeda que os jovens agiram em Suzano – SP. Neste fórum existe culto da violência e uma linguagem voltada para o extermínio de minorias. Após o ataque em Suzano – SP, publicações de tal fórum foram apagadas, de acordo com publicação do Cryptoglobe.
Outro ataque foi orquestrado em mesmo fórum
Há alguns anos atrás o Brasil tentava entender o que fez um jovem matar 12 crianças. Com um perfil próximo ao dos atiradores de Suzano – SP, Wellington Menezes de Oliveira também recorreu a esse tipo de fórum para planejar o seu ataque, em mais um massacre envolvendo a morte de vários inocentes.
Segundo publicação, os jovens envolvidos no massacre de Suzano – SP também utilizavam tal fórum. Sendo assim, pistas e músicas teriam sido postadas por eles nesses grupos. De acordo com a reportagem, três dias antes do massacre os criminosos registraram atividades deste tipo.