Memes Nyan Cat e Grumpy Cat foram inspiração para criptomoedas, mas projetos de memecoins receberam intimação/Fotos: Twitter.
Pelo menos duas memecoins foram processadas para deixar de existir após utilizar a imagem de memes originais da internet. O caso ocorreu após a explosão de memecoins que buscavam ocupar um espaço impulsionado pela Pepe (PEPE).
Assim, muitos projetos de criptomoedas memes chegaram com promessas de superar a Dogecoin (DOGE), a Shiba Inu (SHIB) e outras.
As intimações contra os projetos de memecoins criados como tokens na rede Ethereum foram entregues via contratos inteligentes na própria blockchain.
Com a alta meteórica da PEPE entre abril e maio de 2023, outros criadores de memecoins surgiram no mercado com novas promessas de projetos engraçados, utilizando a imagem de alguns memes originais da internet.
Um dos exemplos é a Gata Rabugenta (Grumpy Cat), um meme do qual seu criador alega ter direitos autorais sobre o projeto. Nos últimos dias, ele pediu que a comunidade de criptomoedas não comprasse a “GrumpyCat Coin”, que ele chamou de golpe irreal.
Outro projeto chamado “NYAN Meme Coin” também chamou atenção nos últimos anos, ao utilizar a imagem de um gato colorido. Ambos os projetos, contudo, agora receberam, via blockchain, intimações de cessar e desistir, ordens que antecedem um processo judicial.
Ou seja, caso os criadores e influenciadores que divulgam os projetos não suspendam suas atividades, podem sofrer na justiça dos EUA processos.
Ao perceber a movimentação, o analista blockchain ZachXBT, brincou que os golpes de memecoins receberam intimações onchain, um caso para lá de inusitado.
“Uau, memecoins pump e dump ‘Nyan meme coin’ e ‘GrumpyCat Coin’ acabaram de receber cartas de cessar e desistir onchain.”
O brasileiro Glauber Contessoto, que mora nos EUA e é mais conhecido como ProTheDoge entre fãs de memecoins, saiu em defesa dos projetos processados.
Nos últimos dias, ele chegou a receber acusações de apoiar os golpes de novas memecoins, os chamados pumps e dumps. No entanto, na visão de Glauber, as pessoas estão tentando processar a descentralização.
Nem todos os seus seguidores concordaram com a sua visão, apontando que ainda existem direitos autorais e que leis devem ser cumpridas.
Não está claro o que os autores dos projetos das memecoins acionadas pretendem mudar para não sofrerem com a justiça, visto que um acordo extrajudicial já surgiu em seu radar. Caso eles se recusem a responder ou resolver a situação, o caso pode parar nos tribunais no futuro.
Comentários