Mercado Livre entrou para história ao se tornar a primeira empresa de capital aberto sul-americana a investir em Bitcoin como reserva de valor. Aproveitando o momento, alguém – provavelmente um golpista – lançou um token chamado “Mercado Livre” na rede Binance Smart Chain.
De fato, a criação de tokens é um trabalho fácil, podendo ser feito por qualquer pessoa. Criptomoedas variadas já foram criadas assim, muitas sem valor ou até criadas com propósitos fraudulentos.
No caso do token Mercado Livre, a empresa não fez nenhum anúncio sobre lançamento de uma suposta moeda digital, o que coloca o novo token sob suspeita de fraude. De qualquer forma, 111 endereços já teriam comprado a moeda, provavelmente pessoas acreditando que o token foi criado pelo Mercado Livre e , portanto, vai valorizar.
Criptomoeda com nome Mercado Livre aparece na rede
O Mercado Livre anúnciou na semana passada que comprou Bitcoin para compor seu caixa. Este foi apenas mais um movimento da empresa rumo ao mercado de criptomoedas, visto que já haviam rumores neste sentido.
Ao entrar no mercado de criptomoedas, a gigante sul-americana, com atuação na Argentina, Brasil e México, acreditou na tecnologia como reserva de valor. Desde 2020 muitas empresas estão fazendo o mesmo.
Aproveitando a emoção da comunidade Bitcoin em ver a compra do Mercado Livre, alguém criou um token chamado “Mercado Livre (ML)” na rede Binance Smart Chain. São 500 trilhões de tokens com o ticker ML.
O suposto token do Mercado Livre logo despertou atenção de investidores. De acordo com informações no explorador de blocos BSC, 111 carteiras, já teriam comprado a criptomoeda desde o último sábado (8).
Apenas com o token Mercado Livre já foram feitas 586 transferências na rede da Binance, para várias carteiras.
A forma como o token está sendo promovido em grupos do Telegram e Whatsapp chamam atenção porque os usuários afirmam, sem provas, que o token é do Mercado Livre.
Além disso há um certo senso de urgência para convencer outros a comprarem a moeda, frases do tipo, “quem chega primeiro bebe água limpa” são ditas nos grupos.
Mercado Livre nunca divulgou criação de criptomoeda própria, cuidado é necessário
O mercado de criptomoedas é um campo minado quando se trata de projetos alternativos. Como já existem mais de 9 mil criptomoedas atualmente, é muito importante redobrar o cuidado com lançamentos suspeitos.
No caso do Token Mercado Livre, o projeto não deixa claro qual a sua relação com a empresa. Além disso, não há nenhum site que menciona a criação, assim como o fundamento da nova moeda digital.
Apresentado em grupos de conversas por usuários, o token Mercado Livre é novo, mas com características preocupantes de um esquema com a imagem da empresa que recentemente comprou Bitcoin.
Procurado pelo Livecoins, o Mercado Livre ainda não havia se manifestado até o fechamento desta matéria, mas após a publicação, enviou nota negando a criação, que pode ser lida na íntegra abaixo.
Carteira de criador do token tem várias shitcoins conhecidas por brasileiros
Não se sabe quem está por trás da criação do Token Mercado Livre até aqui. Como não é necessário se identificar para criar estes ativos, qualquer pessoa pode ter sido o autor do projeto.
No entanto, a carteira de criptomoedas do criador do token é uma informação pública. Ou seja, todos os tokens que essa pessoa já comprou estão disponíveis para consulta no explorador de blocos.
Em uma consulta feita pelo Livecoins, ele se mostrou interessado no ecossistema da Binance, com excesso de shitcoins, moedas que são apontadas como golpes e moedas sem valor de mercado.
Por fim, não está claro qual a intenção de criar um token com nome Mercado Livre, mas pode ser mais um golpe no mercado.
Nota do Mercado Livre sobre moeda falsa
Em nota enviada ao Livecoins, o Mercado Livre afirmou que a moeda que leva seu nome não é de seu conhecimento, ou seja, é falsa.
“O Mercado Livre confirma que a criptomoeda e o token com o nome da empresa não são de conhecimento da companhia, e que não endossa qualquer transação com as mesmas.”