O jogador Lionel Messi lançou uma coleção de NFTs que mostra sua trajetória com a Seleção Argentina, na véspera das oitavas de final. Neste sábado (3), às 16 horas, a Argentina enfrentará a Austrália e tem grandes chances de chegar nas Quartas de Finais da Copa do Mundo.
Messi disputa no Catar seu quinto mundial seguido com a camisa albiceleste. Em busca da sua conquista inédita, que seria a segunda da Argentina no torneio, Messi segue como protagonista da seleção.
Aproveitando os momentos vividos em seus mundiais, o jogador resolveu lançar colecionáveis em blockchain para seus fãs.
Dia antes de partida com Seleção Argentina, Messi lança coleção de NFTs
Na sexta-feira (2), em preparação para partida pelas oitavas de final, Leo Messi divulgou sua coleção NFT de momentos vividos durante a Copa do Mundo.
Messi disputou os mundiais de 2006, 2010, 2014, 2018 e agora 2022, sendo um dos ídolos da atual geração de jogadores argentinos.
De acordo com publicação de Leo Messi, em seu Instagram que reúne 383 milhões de seguidores, a coleção já está disponível.
“A nova coleção ‘Messi, Time Machine’ agora está AO VIVO no Ethernity. A coleção inspirada na minha carreira na Seleção, com arte de Victor Mosquera e uma experiência NFT de última geração com Ethernal Labs, já está disponível em ethernity.io. Você pode obter até 4 colecionáveis extras de cada uma das minhas aparições em uma Copa do Mundo com a Argentina!”
Ao todo, estão disponíveis 10.050 NFTs de Messi, com custos que variam de US$ 149,00 a US$ 1.500,00 cada. Os fãs podem comprar os itens com criptomoedas ou cartão de crédito.
KPMG diz que NFTs são oportunidades de negócios na Copa do Mundo
De acordo com a KPMG, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, implementar estratégias de NFTs bem sucedidas pode gerar oportunidades para as empresas.
Entre elas, novas fontes de monetização para propriedade intelectual existente, acesso a um mercado massivo em crescimento de novos conteúdos, nova propriedade intelectual e brand stories.
Além disso, novas maneiras de interagir com usuários e atrair clientes na construção de comunidades, maiores incentivos para a participação e interação de fãs, melhoria na percepção da marca e aumento no compromisso dos clientes.
A Copa do Mundo, de acordo com Francisco Clemente, líder de Mídia e Esportes da KPMG no Brasil, é uma oportunidade para empresas aproveitarem a tecnologia.
“As empresas de mídia, esportes e games partem de uma posição privilegiada para aproveitar as oportunidades desta tecnologia indiscutivelmente disruptiva. Elas precisam projetar e aplicar uma estratégia de negócios de NFTs clara e orientada a impulsionar a participação de usuários com uma base tecnológica que suporte o negócio.
Essa estratégia deve adotar uma abordagem de gestão do portfólio dos ativos e de propriedade intelectual da empresa, sem descuidar de valores da marca, tributação, conformidade legal e gestão de riscos.”
A própria FIFA utiliza os NFTs durante a Copa do Mundo, após uma parceria com a Algorand.