A MetaMask, carteira mais famosa de Ethereum, anunciou nesta terça-feira (27) que está trabalhando com a criptomoeda Solana (SOL) e outros tokens desta rede.
A promessa havia sido feita ainda no início de março. Além de Solana, os desenvolvedores também afirmaram que a carteira estará funcionando com Bitcoin ainda neste ano. No entanto, essa funcionalidade ainda não foi adicionada.
Devido à popularidade da MetaMask, essas integrações podem acelerar a adoção de outras criptomoedas além do Ethereum. De qualquer forma, a principal ideia parece ser cobrir terreno, afinal carteiras concorrentes já trabalham com múltiplas moedas.
MetaMask começa a trabalhar oficialmente com a rede Solana
A MetaMask é uma carteira criada pela Consensys, empresa criada por Joseph Lubin, um dos co-fundadores do Ethereum. Dado isso, seu maior foco sempre foi no próprio Ether (ETH).
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
No entanto, a MetaMask revelou nesta terça-feira (27) a integração da rede Solana, que já pode ser acessada pela versão mais recente extensão (v12.18). Por recomendações de segurança, a extensão deve ser baixada através do site oficial da MetaMask.
“A Solana agora está disponível na extensão do MetaMask.”
“Você pode enviar, receber, trocar, fazer ponte e comprar tokens baseados em Solana, além de interagir com dApps da Solana, com o respaldo dos recursos de segurança aprimorados que fizeram do MetaMask a carteira cripto mais segura”, escreveu a MetaMask em seu blog.
Solana is now live on MetaMask Extension! 🦊 pic.twitter.com/ekUY6sH2iD
— MetaMask.eth 🦊 (@MetaMask) May 27, 2025
Atualmente a SOL é a 6ª maior criptomoeda do mercado, com um market cap de US$ 93 bilhões. Somado a isso, é a principal concorrente do Ethereum.
Para usar a rede Solana na MetaMask, basta criar uma nova conta ou então importar uma já existente. Os saldos da rede, incluindo SOL e outros tokens nativos, serão carregados automaticamente.
Os desenvolvedores apontam que já é possível se conectar a sites como PumpFun, conhecido como a ‘fábrica de memes da Solana’, utilizando a MetaMask. O mesmo acontece com outros serviços.
Comunidade aguarda por integração do Bitcoin na MetaMask
No anúncio anterior, feito em março, a MetaMask prometeu não apenas a integração da Solana, mas também do Bitcoin. Portanto, agora a comunidade aguarda por mais essa adição.
Embora não tenha uma data específica, os desenvolvedores apontaram que isso deve acontecer no terceiro trimestre de 2025.
Conforme eles cumpriram o prazo com a Solana, é possível confiar nessa previsão e esperar que a função esteja disponível entre o início de julho e fim de setembro.