Uma nova ferramenta gratuita criada pela MicroStrategy permite comparar o retorno do bitcoin em vários períodos com mais de 500 ativos, dentre eles ações, metais e moedas fiduciárias.
A plataforma foi anunciada na última terça-feira (24), por uma grande fornecedora de tecnologias de análise de dados e mobilidade empresarial, sendo a empresa de capital aberto que mais detém bitcoin no mundo.
Sem a necessidade de cliques, basta passar o ponteiro do mouse pelas diversas opções disponíveis e ver, automaticamente, informações de retorno financeiro nos últimos 30, 90, 365 dias e 5 anos.
Os cards também mostram a volatilidade e a medida de risco x de retorno dos ativos (Sharpe Ratio), sempre comparando com o bitcoin.
Como acessar a ferramenta que permite comparar o retorno do bitcoin com outros ativos?
De caráter informativo e com acesso livre, a ferramenta online foi criada para informar o retorno financeiro do bitcoin, podendo ser acessada pelo seu site disponível ao público.
A comparação pode ser realizada com o desempenho de outros ativos, como metais, moedas, bonds (títulos de dívidas) e as ações das 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores americanas NYSE e Nasdaq.
De acordo com Luis Lombardi, diretor regional da MicroStrategy para a América Latina, além de a plataforma ter caráter informativo para tornar as informações sobre o bitcoin mais acessíveis a todos, o objetivo é usar tecnologia de Analytics da própria empresa para tornar a visualização de comparação de dados mais simples.
“A tecnologia HyperIntelligence agiliza e simplifica a tomada de decisões, sem a necessidade de cliques ou abrir várias telas.”
Funções extras da plataforma
Além de comparar o retorno do bitcoin com ativos nos últimos anos, a plataforma da MicroStrategy também ajuda investidores em outras duas funções extras.
A opção Investment (investimento), por exemplo, permite simular o quanto renderia uma aplicação de US$ 1,00 investido em bitcoin e em qualquer outro ativo nos últimos cinco anos.
No exemplo abaixo enviado ao Livecoins, comparando o retorno da criptomoeda com o ouro, o bitcoin leva vantagem nos últimos cinco anos. O mesmo ocorre com ações de grandes empresas, como Amazon e Google.
Por fim, a terceira opção de visualização da plataforma (Overview), traz um resumo comparativo e mais detalhado do ativo escolhido em comparação com o bitcoin.
Aqui são mostrados os resultados de cada período (1 mês, 3 meses, 6 meses, 12 meses e 5 anos), incluindo ainda outras métricas para cálculo de rentabilidade como o índice Sortino (Sortino Ratio), que pondera a volatilidade do ativo em comparação com o risco, e o CMGR que se refere à taxa composta de crescimento mensal, muito utilizada para saber a renda média alcançada até um investimento chegar ao lucro final, desde o seu início.
A MicroStrategy foi a primeira empresa de capital aberto do mundo a comprar bitcoin como estratégia de reserva e hoje ajuda empresas de todo o mundo a entenderem mais sobre essa tecnologia.