O maior lutador de boxe de todos os tempos, Mike Tyson, não perdeu o espírito esportivo e promoveu mais uma luta hoje através de seu Twitter: Solana vs Ethereum.
Solana or Ethereum?
— Mike Tyson (@MikeTyson) September 9, 2021
Ethereum
De um lado do ringue temos o Ethereum, pesando 956GB e ocupando a segunda posição do mercado em valor de mercado. Sua habilidade em rodar contratos inteligentes o ajudou a derrotar concorrentes de peso, como Litecoin (LTC) e Ripple (XRP), além disso ele parece sempre estar por dentro da moda: organizações descentralizadas autônomas (DAOs), ofertas de moedas iniciais (ICOs), finanças descentralizadas (DeFi), tokens não-fungíveis (NFTs) e provavelmente surfará na próxima onda do criptomercado.
Com blocos rápidos de 15 segundos, o Ethereum também poderia ser um ótimo meio de pagamento se não tivesse taxas de transação tão caras devido ao seu alto uso.
Solana
Do outro lado do ringue temos a Solana, revelação do mercado este ano. Quem apostou na moeda no dia 1º de janeiro, quando estava valendo 1,50 dólar, viu seu investimento crescer mais de 10.000%, já que hoje a moeda está na casa dos 200 dólares, mais de mil reais.
Hoje a SOL está ocupando o 6º lugar por valor de mercado, tendo passado a XRP, após uma alta de 23% nas últimas 24 horas.
A estratégia da SOL é atacar os pontos fracos do Ethereum: as suas altas taxas e baixa escalabilidade. Servindo como uma boa alternativa para quem deseja usar o setor de DeFi e NFTs. Em seu explorador de blocos, a estatística ao vivo de transações por segundo (TPS) está mostrando que a rede está trabalhando na casa de 1.735 TPS.
Solana vs Ethereum
Ainda é cedo para dizer se a Solana pode derrotar o Ethereum, o armazenamento de tantas transações pode gerar problemas futuros já que é planejado que a rede cresça 2TB por ano.
Apesar disso, a SOL parece ser uma boa alternativa ao Ethereum enquanto sua migração para o Proof-of-Stake (PoS) não for lançado para resolver problemas de escalabilidade.
Mike Tyson e o mundo das criptomoedas
Anteriormente Tyson estava apresentando um podcast de nome Hotboxin em seu canal no YouTube, contando com a presença convidados famosos como Terry Crews, Eminem e Evander Holyfield.
Agora Mike Tyson parece ter olhado para essa disputa de criptomoedas após ele e o artista Cory Van Lew lançarem uma coleção de NFTs que ilustram histórias da carreira do lutador.
Disponível para negociação na OpenSea, o acervo apresenta desde o amor de Tyson por pombos até a famosa mordida na orelha de Holyfield. A coleção completa pode ser vista no site NFTTyson.com.
O mercado de NFTs está atraindo artistas de todos os setores, como o da música com Gramatik e, claro, artistas como Damien Hirst.
Além de Mike Tyson, o criptomercado já atraiu outros astros do esporte, como Stephen Curry, que recentemente se tornou sócio da corretora FTX.