A mineradora de bitcoin Hut 8 Mining (Nasdaq: HUT) (TSX: HUT), divulgou seus planos de neutralizar a emissão de carbono até 2025, após ganhar créditos com um novo processo de reciclagem em suas instalações.
Conforme um comunicado para a SEC nos EUA na última terça-feira (21), a empresa falou sobre o novo acordo com a Sparta Group.
Com ações listadas na Nasdaq, a Hut tem buscado criar uma das maiores operações na América do Norte envolvendo o bitcoin. A empresa já conta com instalações nos EUA e Canadá e segue investindo na indústria.
Mineradora Hut 8 investe em reciclagem e pretende neutralizar pegada de carbono
A Hut 8 fechou a parceria com o programa de crédito de carbono do Sparta Group para sua operação de mineração de bitcoin.
Assim, a divisão de lixo eletrônico da empresa, a ERS International, conseguirá ajudar a mineradora a reduzia a pegada de carbono. Para isso, serão recicladas aproximadamente 220 toneladas métricas de lixo eletrônico, produzidos pela Hut 8.
Com a ação, a empresa ganhará 5.200 toneladas métricas de créditos de carbono serializados, equivalentes a dióxido de carbono. Tais créditos são aprovados segundo regras de padrões no Canadá.
De acordo com Arnold Lee, Diretor de ESG na Hut 8, a nova parceria promissora fechada pela empresa pode gerar muitos créditos de carbono.
“Escolhemos fazer parceria com a ERS International porque seu programa inovador nos permitiu reciclar mineradores obsoletos de forma responsável, ao mesmo tempo em que tomamos medidas significativas para atingir nossas metas de neutralidade de carbono. Este programa permite que o Hut 8 minimize o impacto do lixo eletrônico e evite que o CO2 seja liberado na atmosfera, enquanto gera créditos de carbono verificados aprovados pela Canadian Standards Association.”
Empresa foi a primeira da mineração de bitcoin a entrar no programa
De acordo com Joseph Cimorelli, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais da ERS International, a Hut 8 Mining é a primeira mineradora de bitcoin a buscar créditos de carbono.
“É ótimo ter a Hut 8, uma empresa determinada a dar o exemplo em termos de redução da pegada de carbono no setor de mineração digital, como uma das primeiras a aproveitar nosso programa de crédito de carbono. Sempre que podemos ajudar uma empresa a atingir suas metas de sustentabilidade, também é uma vitória para nós. Estamos focados em ajudar as empresas que confiam em nosso serviço a atingir suas metas de neutralidade de carbono por meio deste programa.”
Vale lembrar que, desde 2020, a mineração de bitcoin segue pressionada em todo o mundo, recebendo críticas até do bilionário Elon Musk. Com as ações de empresas no setor, empresas caminham para mostrar que seguem atentas ao meio ambiente, conduzindo suas operações com responsabilidade social.