Com a temperatura atingindo os 40º C no estado do Texas, nos EUA, mineradoras de Bitcoin estão desligando seus equipamentos por algumas horas. O motivo está relacionado a alta demanda da rede elétrica pelos moradores por conta de ares condicionados e outros equipamentos.
Desta forma, tais mineradoras estão ajudando o sistema de distribuição do Texas, usando energia quando há excesso e desligando suas máquinas quando há falta.
“A Riot fez um investimento significativo e está comprometida com a rede elétrica. Isso impulsionou mais geração e ajudou a estabilizar a rede,” explica Jason da Riot. “Com essa energia que garantimos temos a característica de sermos flexíveis para fornecer energia de volta a rede quando há grande demanda.”
Um dos principais motivos para isso acontecer está relacionado a como o Bitcoin funciona. Segundo Jason, sua empresa pode desligar os equipamentos durante algumas horas do dia e continuar operando durante outros períodos, já que a mineração do Bitcoin funciona ininterruptamente.
Mineração de Bitcoin está ajudando o Texas
Primeiramente é necessário notar que uma maior demanda por eletricidade faz com que empresas estejam mais dispostas a trabalhar em mais infraestruturada. Devido a isso, a mineração de Bitcoin está ajudando no desenvolvimento do Texas.
Outro ponto é a flexibilidade de tais mineradoras, que podem desligar e ligar seus equipamentos rapidamente, baseado na situação da rede elétrica do local.
“O componente importante é que podemos desligar as máquinas em segundos, quando a rede elétrica precisar deste suporte. Nesta semana, desligamos os equipamentos entre às 15 e 19 horas.”
With a RECORD #Texas heatwave this week🌞
The state grid operator is turning to #crypto miners to help stabilize #electricity output⚡️
I'm in Rockdale #Texas at the largest #NorthAmerica #Bitcoin mining center with #Riot #Blockchain
Hard hat required👩🏭#cryptocurrencies $btc pic.twitter.com/lnGUDXnHe3
— Susan Li (@SusanLiTV) June 8, 2022
Além disso, quando a rede está com pouca demanda, tal energia seria desperdiçada. Portanto, mineradoras como a Riot conseguem aproveitá-la, sendo benéfica para o país, ao contrário do que os críticos dizem.
Mineradoras de Bitcoin também ajudam em climas frios
Na contramão, em áreas mais frias, outros projetos estão aproveitando o calor dos equipamentos para aquecer casas ou então ajudar no cultivo de alimentos. No vídeo abaixo, o minerador está usando as máquinas de mineração para aquecer uma estufa de tomates.
Portanto, a mineração está buscando oferecer mais do que segurança ao Bitcoin, sendo estes dois casos bons exemplos de como ela não é um grande vilão, como muitos críticos apontam.