Mercado da mineração de criptomoedas está em crescimento

Siga no

O ano de 2018 está sendo difícil em relação aos preços das criptomoedas, em contra partida, os mineradores de ativos digitais continuam suas atividades para garantir a segurança da rede.

Após alcançar um preço próximo a US $ 20 mil em Dezembro de 2017, o Bitcoin e demais criptomoedas perderam cerca de 60% de valor de mercado em 2018, o que é visto como uma correção de preços no ativo após a maior alta.

Algumas criptomoedas dependem dos mineradores executando a Prova de Trabalho (POW) para garantir a segurança da rede, e como essa atividade envolve gastos com energia elétrica, a derrocada nos preços fez com que a atividade ficasse menos rentável.

Entretanto, na contramão das pessoas que pensaram que a Mineração POW iria sofrer com a queda nos preços, o setor está em crescimento com investidores otimistas e migrando para regiões onde a energia é mais barata.

Um dos indicadores que mostram o crescimento do setor é o HASHRATE do Bitcoin, que aumentou mesmo com a queda nos preços do ano de 2018.

Hashhate Bitcoin. Imagem: Blockchain.com

Outro ponto é que com a queda na procura pelas placas de vídeo para computadores, muitas ficaram mais baratas e vários mineradores estão aproveitando para comprar.

Como a sobrevivência do mais forte pauta também esses mercados, nem tudo é positivo e vários mineradores abandonaram a atividade, isso permitiu que as POOLS de mineração mais eficientes e estruturas que continham mais rentabilidade pudessem expandir suas operações.

Vários mineradores também migraram para cidades e países que favorecem mais a atividade, em relação ao clima, preço da energia e legislação, visto que essa atividade em muitos locais passou a enfrentar resistência de governos e também das comunidades que possuem o medo de pagar mais na tarifa energética.

Além de buscar incentivos externos, algumas empresas também investem na sua própria infraestrutura para garantir que a energia não falte e que fique mais barata, os investimentos na produção da própria energia são crescentes no setor.

No Canadá, a DMG Blockchain Solutions Inc. também já anunciou que irá criar uma das maiores operações de mineração de criptomoedas da América do Norte.

Com isso, o mercado de mineração acompanha o desenvolvimento das criptomoedas e garante a sua parte no consenso e segurança das redes.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias