Mineradores de Ethereum planejam ataque 51% na rede

Não há uma negociação ou compromisso a ser alcançado. Talvez um teste para saber se o Ethereum pode resistir a mineradores insatisfeitos, mas a sugestão de que pode haver uma demonstração de força que faria os desenvolvedores se ajoelharem é uma proposição interessante que deve ter apenas um resultado ou não haverá mais Ethereum.

Siga no
Michael Carter, do canal sobre mineração Bits Be Trippin. Imagem: Youtube
Michael Carter, do canal sobre mineração Bits Be Trippin. Imagem: Youtube

Mineradores de Ethereum estão se organizando para concentrar hashrate na Ethermine, a segunda maior pool de mineração que recentemente se manifestou contra a agora aprovada proposta EIP1559, que reduz as taxas de mineração.

“Esta é uma demonstração de força. É um show de: ei, os mineradores podem coordenar”, diz Michael Carter (foto) no canal sobre mineração Bits Be Trippin.

Desenvolvedores e pelo menos 50% dos mineradores de Ethereum aprovaram na semana passada uma atualização que deve diminuir os lucros dos mineradores. Os descontentes agora estão tentando uma “negociação”.

“Há um chamado à guerra para ocorrer em 1º de abril e muitos mineradores domésticos e de médio porte vão mover hashrate para a Ethermine.org por 51 horas para mostrar um movimento coordenado de hashpower que foi rejeitado pelos desenvolvedores do Ethereum como um esforço para pagar o mínimo possível para proteger a rede”, diz Carter.

O que pode acontecer?

Os mineradores estão aparentemente planejando um potencial ataque 51% na Ethereum como uma demonstração de força com o objetivo de exigir um acordo que envolve ou expulsar outros mineradores, os que utilizam equipamentos ASICS, ou inflar o suprimento de Ethereum, aumentando a recompensa por blocos minerados.

Ele afirma que os desenvolvedores e os investidores estão separados e deve haver um “compromisso”.

“Não há incentivo para eles [mineradores] atacarem a rede. O que está está acontecendo é que, se você tiver um desalinhamento de incentivos, pode colocar a rede em uma posição onde um possível invasor poderia derrubar o preço, pagar muito mais por aquele hashpower, e agora você tem uma situação em que poderia ter um gasto duplo ou uma reorganização de blocos.”

Nos comentários do vídeo, que já tem mais de 18 mil visualizações, vários mineradores se opuseram veementemente ao futuro ataque. E o ‘protesto’ contra a proposta que foi feita por Vitalik Buterin pode ser mitigada de algumas formas.

A primeira linha de defesa seria um ataque DDoS na Ethermine se ela atingir hashrate próximo de 51% em qualquer momento.

A segunda linha de defesa é a aceitação dos termos ‘propostos’, isso é, remover todos os mineradores ASICS da rede. No entanto, isso pode encorajar esse tipo de comportamento no futuro, com mais ameaças de ataque. Qualquer movimento em direção ao que eles querem, portanto, incentivaria mais ameaças.

A terceira linha de defesa é a aceleração da atualização. Ninguém quer isso porque a segurança é fundamental. No entanto, os desenvolvedores sabem que se tudo mais falhar, talvez não haja escolha.

As chances de falha, entretanto, são provavelmente de 0,1%. Não zero, porque nada é certo.

Carter, do vídeo, está dizendo que a redução de taxas torna a rede menos segura e eles vão demonstrar isso.

Teste da Rede

Não há uma negociação ou compromisso a ser alcançado. Talvez um teste para saber se o Ethereum pode resistir a mineradores insatisfeitos, mas a sugestão de que pode haver uma demonstração de força que faria os desenvolvedores se ajoelharem é uma proposição interessante que deve ter apenas um resultado ou não haverá mais Ethereum.

A rede tem que resistir.

Além disso, os mineradores precisam ter cuidado com essas ameaças, porque há alguns que gostariam que a mineração PoW do Ethereum continuasse ao lado do PoS, não necessariamente porque isso é melhor, mas porque as duas redes têm designs diferentes e, para alguns, a variedade é sempre desejável.

Uma rede PoW de Ethereum minoritária, no entanto, não teria pernas para se manter se fosse percebida como totalmente controlada pelos mineradores, porque então não seria uma rede neutra, mas sim autossuficiente.

Assim, se os mineradores discordarem dos incentivos implementados pelo consenso total dos desenvolvedores e da comunidade em geral – exceto para alguns mineradores – então eles estão totalmente livres para projetar uma nova rede com os incentivos que desejarem e, assim, competir no mercado de ideias.

Tentar impor a vontade de alguém por uma demonstração de força, só gera o risco de fazer com que a Etheremine seja banida e destruída, como já aconteceu muitas vezes neste mercado e continuará a acontecer devido à natureza da Prova de Trabalho, que é implacável em sua punição por má atividade de mineração.

Dito isso, não há evidência de que a Ethermine endossa o ataque, mas se ele acontecer em sua pool de mineração, então pode-se facilmente compará-la a extinta ghash, que chegou ao ponto de impedir temporariamente que novos hash chegassem a sua pool.

Portanto, os mineradores precisam pensar com muito cuidado se desejam atacar a rede.

Veja o conluio abaixo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
TrustNodeshttps://trustnodes.com
News on all things Blockchain, Ethereum, IoT, Fintech and Bitcoin.

Minerador de criptomoedas é morto após tentar impedir roubo de equipamentos

A mineração de criptomoedas tem sido ponto de discussão e preocupações em diferentes países, mas em alguns lugares a situação ficou crítica. Na Abecásia,...
Faraó-dos-bitcoins-moisés

Tribunal nega liberdade para o “Faraó dos Bitcoins” e frustra clientes

A liberdade do Faraó dos Bitcoins era um evento aguardado pelos clientes da GAS Consultoria, mas o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro...

Tom Brady dá 1 Bitcoin para fã devolver bola de Futebol Americano

Tom Brady é um dos maiores nomes da história da NFL e do Futebol Americano, recentemente ele bateu o recorde de ter feito 600...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias