Ministério da Economia analisará Blockchain nesta terça

Projeto poderá ser utilizado na digitalização do governo federal.

Siga no
Tecnologia Blockchain
Tecnologia Blockchain

O governo brasileiro tem buscado correr para digitalizar a maior parte dos serviços, principalmente após a pandemia. Nesta terça-feira (21), por exemplo, o Ministério da Economia, representado por um Secretário Especial, analisará um projeto de blockchain permissionada.

A reunião irá acontecer às 19 horas e, devido às medidas de isolamento social para prevenção ao novo coronavírus, será a distância. O Brasil atravessa um difícil momento com a pandemia, principalmente ao ver grande parte dos serviços oferecidos de forma burocrática.

Contudo, com a chegada da pandemia, o país teve que acelerar as medidas de digitalização de serviços oferecidos. Até junho, o governo viu como positivo o balanço das novas medidas implementadas, mas há muito trabalho a ser feito.

Em busca da digitalização de serviços, Secretário Especial do Ministério da Economia analisará tecnologia blockchain nesta terça-feira

O momento atual do Brasil é difícil, com muitos desafios a serem superados em 2020. Um deles é levar os serviços oferecidos para a população para dentro de plataformas digitais, garantindo segurança e facilidade no acesso.

De acordo com um balanço de junho de 2020, publicado pelo Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Spencer Uebel, o país tem se adaptado bem. Isso porque, mais que 200 serviços foram digitalizados apenas durante a pandemia.

Além disso, o governo tem buscado concentrar todos os serviços no novo portal gov.br, com 70 milhões de acessos ao site já criados. A ideia é que o governo se torne mais inteligente e eficiente no uso das informações, com acesso digital, ajudando a população com ferramentas menos burocráticas.

Dessa forma, Paulo Spencer, secretário no Ministério da Economia, analisará um projeto com uso da tecnologia blockchain nesta terça. O projeto será apresentado pelo Instituto Nacional de Excelência em Políticas Públicas – INEPP, usando o Microsoft Teams.

O encontro que acontecerá às 19 horas desta terça, ainda terá a participação de Caio Mario Paes de Andrade, Diretor-Presidente do SERPRO. O Secretário de Governo Digital, Luís Felipe Salin Monteiro, também estará presente na reunião virtual.

“Pauta: Apresentar funcionalidades da Blockchain Nativa Permissionada (POP), desenvolvida pelo Instituto.”

Tecnologia blockchain foi criada com criptomoedas, mas há muitos casos de uso

O uso da tecnologia blockchain é alvo de estudos há alguns anos, com início ainda na década de 90. Contudo, apesar da vontade de criar protocolos confiáveis com a tecnologia, poucos avanços em seu início foram vistos.

Ao criar o Bitcoin, em 2009, Satoshi Nakamoto utilizou pela primeira vez a tecnologia blockchain em um caso real. Ao aliar a tecnologia com as criptomoedas, um novo meio de pagamentos surgiu, dando início a um importante movimento.

Com a criação da criptomoeda Ethereum, entretanto, muitos perceberam que a blockchain pode ter mais casos de uso, além das criptomoedas. Isso porque, a tecnologia pode ser utilizada para criação de contratos inteligentes, votações, rastreio de produtos, entre várias outras aplicações.

Suas características principais são segurança e transparência, além da imutabilidade, fato que a distingue de um banco de dados convencional. Com o passar dos anos, blockchains permissionadas, ou privadas, surgiram por empresas, com algumas não tendo relação com as criptomoedas.

O projeto blockchain que o Ministério da Economia analisará hoje é permissionado, mas não há muitos detalhes públicos de seu funcionamento. Por fim, dentro da estratégia Governo Digital, o uso da blockchain é um dos interesses do Brasil hoje.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém...

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente...

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Bitcoin cai, Microstrategy compra

Segundo um relatório publicado pela SEC, a MicroStrategy comprou mais US $ 10 milhões em Bitcoin. O documento revela que a empresa comprou 314...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Motivos que podem fazer SEC aprovar ETFs Bitcoin

Joe Biden pode nomear para assumir a Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler, um ex-professor do MIT que dava aula de blockchain. A notícia...

Bitcoin cai, Microstrategy compra

Segundo um relatório publicado pela SEC, a MicroStrategy comprou mais US $ 10 milhões em Bitcoin. O documento revela que a empresa comprou 314...

Biden ‘congela’ proposta de regular carteiras de criptomoedas

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “congelou” a proposta de regular as carteiras de criptomoedas que havia sido sugerida pelo ex-secretário do Tesouro dos...

Empresa pagará salários em Bitcoin nos Estados Unidos

Uma empresa dos Estados Unidos afirmou, em comunicado na quinta-feira (21), que pagará os salários dos funcionários em Bitcoin, dando opção também em Ethereum....

Justiça dos EUA apreendeu mais de 70 mil bitcoins desde novembro de 2020

Aparentemente o governo dos Estados Unidos está acumulando Bitcoin como nunca antes. Documentos do departamento de justiça dos EUA revelam que grandes quantidades da...