A MMM, considerada a maior pirâmide financeira do mundo, ressurgiu das cinzas e está fazendo anúncios em cidades russas, o esquema foi criado nos anos 90 e teve seu líder preso em 2008. O golpe agora tem um novo nome, – “Revived MMM” – e promete pagamentos em Bitcoin.
O golpe criado por Sergei Mavrodi enganou pelo menos 10 milhões de pessoas em todo mundo. Com a nova face, a essência continua a mesma, o logotipo é o mesmo e as promessas são as mesmas, a diferença é que agora a empresa tem uma criptomoeda própria, a Mavro, ou MMMcoin.
O curioso é que o novo líder do esquema está divulgando a empresa com cartazes publicitários e banners de vários tamanhos nas ruas de várias cidades russas. Um dos banners traz as letras maiúsculas “MMM” e uma mulher vestida de Papai Noel.
A pirâmide remodelada agora não tem escritórios. Ela funciona 100% online: por meio de redes sociais e sites.
MMM com Bitcoin
Os líderes da nova MMM não consideram o esquema como uma pirâmide. E muitos russos estão dispostos a investir no negócio na esperança de ganhar dinheiro “fácil”. A nova empresa também promete aos clientes a recuperação de fundos perdidos no extinto esquema.
Sem surpresa, a nova MMM oferece lucros de 400% pelos valores investidos, e eles dizem que se trata de uma espécie de fundo de assistência mútua. Eles explicam da seguinte forma:
“Vasya transfere dinheiro para Petya – na esperança de que mais tarde ele também receba ajuda. Isso é tudo.”
As pessoas colocam dinheiro no esquema com a esperança de que vão receber de volta. Não há nenhuma “garantia” no negócio. Nenhum contrato é assinado, nenhum recibo é fornecido, nenhuma garantia é dada. E o fundador da nova rede financeira deixa isso claro.
O valor mínimo de aporte é de 50 dólares. Depois, a empresa promete pagar rendimentos mensais de 10% com a criptomoeda “Mavro”. Os pagamentos são chamados de ajuda e podem ser feitos em Bitcoin.
Pirâmide antiga
Autoridades russas já fizeram um alerta sobre a empresa, de acordo com o Banco Central da Rússia, por trás da “Revived MMM está um homem chamado Danil Yusupov.
Ele conhece os ensinamentos de Mavrodi, mas prefere usar um termo completamente diferente – “fundo de ajuda mútua”. E ao contrário do “guru” da MMM, não promete pagamentos aos investidores. Ele simplesmente conta a eles sobre a suposta criptomoeda Mavro, e garante a todos que o preço da moeda vai subir muito em breve.
A nova ‘MMM” foi incluída na lista de empresas financeiras ilegais, por possuir sinais claros de esquema de pirâmide.