Em meio a perda de valor do Real brasileiro como poder de compra, o Banco Central do Brasil prepara em breve o lançamento de uma nova moeda de R$ 1,00, em edição comemorativa. Anunciada na última sexta-feira (25), a novidade deve chegar no segundo semestre de 2025.
“Vem novidade por aí! Mas só no segundo semestre… O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento de uma moeda comemorativa dos 60 anos do Banco Central do Brasil. A moeda terá valor de face de R$ 1,00 e circulará normalmente na economia. Mais informações serão divulgadas entre o fim de julho e o início de agosto. Fique de olho nos canais do BC para acompanhar tudo!“, disse o Instagram em seu perfil oficial. No site oficial do BCB também houve a confirmação da novidade.
Rapidamente ao perceber a nova moeda, muitos brasileiros começaram a curtir a iniciativa. Já outros, aproveitaram para mostrar suas opiniões humorísticas sobre o tema.
Um deles disse que a moeda, com face ainda oculta, se parecia um “preservativo Jontex”. Já outro disse que a nova divisa a circular na economia em breve é “uma moeda para preservar seu capital”.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Em tom de brincadeira, outro usuário ainda destacou que a nova moeda chega para “proteger da inflação“. O fantasma da inflação, vale lembrar, é um dos que mais assombra as moedas brasileiras nos últimos anos, sendo que o Real já perdeu grande valor desde seu lançamento em 1994.

Moeda comemorativa e Drex
Ainda que a promessa de uma nova moeda comemorativa tenha ganhado destaque entre os brasileiros, muitos aguardam novidades sobre o Drex.
Real em formato digital, a moeda DREX é uma aposta que espera conduzir avanços no Brasil nos meios de pagamentos. Entre os principais destaques estão a possibilidade de tokenização de ativos no sistema financeiro brasileiro.
Nos últimos dias, o presidente do BCB, Gabriel Galípolo levou uma apresentação ao Senado Federal, onde destacou que o Drex é uma prioridade na agenda de desenvolvimento do banco central.
Ou seja, além da moeda comemorativa, o BC também prepara avanços na moeda em formato digital, que devem mudar a forma como os brasileiros lidam com dinheiro.