O Yuan Digital está em seu estágio final de desenvolvimento, já passando pelos testes iniciais em regiões de grande circulação monetária. Apesar do lançamento aguardado, a moeda de Banco Central (CBDC) da China pode ser lançada também com uma carteira hardware para guardar os ativos digitais e também monitorar as transações.
No final de semana o China Construction Bank (CCB), um dos quatro maiores bancos estatais do país asiático, abriu um serviço de carteira para que os usuários públicos dentro do aplicativo mobile possam testar o Yuan Digital (DC/EP).
O aplicativo, no entanto, ficou ativado por um tempo limitado antes de ser desativado por causa do alto volume de usuários, algo que os servidores do aplicativo não estavam prontos para aguentar.
Carteira do Yuan Digital pode funcionar com sistema de camadas
As carteiras poderão ser adquiridas através de requerimentos por parte dos clientes. O dispositivo terá funções básicas, como pagamentos, depósitos e saques das contas bancarias, além de transações entre as carteiras.
Vale ressaltar que os termos citam um tipo de funcionamento por níveis, ou por camadas. Esse sistema pode potencialmente servir como uma forma de limitar a quantidade de Yuan Digital que algum cidadão pode guardar em sua carteira.
Usuários nível 2 do CD/EP poderiam manter um saldo de no máximo 10.000 Yuan (R$ 7,9 mil. O limite por transação seria de menos de 5.000 Yuan e gastos anuais não poderiam ultrapassar 300 mil Yuan.
Provavelmente os usuários de níveis mais baixos teriam limites muito mais restritos em suas contas. Enquanto isso pode ser um aspecto completamente técnico para lidar com a quantidade de usuários da carteira, esse sistema também pode ser usado como controle.
Vale lembrar que a China tem um sistema de crédito (score civil) relativamente opressivo. Nos termos não havia nenhuma informação do que classificava o nível de cada usuário, mas pode ser que o sistema de score faça diferença no quanto dinheiro cada um poderá usar.
Carteira remove anonimato de todas as transações
A carteira também garantiria que o banco estatal pudesse criar um banco de dados com as transações realizadas em Yuan entre as carteiras, tirando completamente qualquer anonimato desse tipo de troca financeira.
Enquanto esse tipo de rastreio é importante para impedir diferentes tipos de crimes e lavagem de dinheiro. Mas sempre é importante lembrar que há um grande controle social no país asiático, com uma forte censura.
O Yuan Digital será uma ótima fonte de estudo para como as CBDCs serão utilizadas pelos governos.