Bitcoin Vault, projeto de criptomoeda que afirmava ser superior ao Bitcoin por diferentes avanços e é apoiada pela Mining City, uma empresa de “marketing multinível, tinha como um de seus principais chamarizes o fato de que a moeda valorizaria muito e traria um bom retorno de investimento. Mas o mercado parece que não quis seguir os planos da criptomoeda e o BTCV desvalorizou pelo terceiro mês seguido. Enquanto isso, o Bitcoin continua atingido valores recordes.
Nos últimos quatro meses o Bitcoin Vault seguiu uma sequência de quedas que levou o preço de $ 444 para menos de $ 80. Com essa queda, o ativo digital caiu mais de 83%.
Essa queda de preços é um sinal de alerta para todos os investidores da moeda, já que a valorização era uma das promessas para incentivar o investimento e principalmente uma das “garantias” que a moeda, assim como a Mining City, não eram um esquema de pirâmide.
Além disso, a grande maioria das criptomoedas com projetos sólidos estão acompanhado a alta do Bitcoin, enquanto várias shitcoins enfrentam quedas.
O Bitcoin Vault, assim como a Mining City já ganharam a atenção de diferentes canais de notícias e de especialistas pelos muitos sinais de ser um esquema Ponzi, a velha pirâmide financeira.
Curiosamente, os principais defensores do Bitcoin Vault e da Mining City afirmavam que o projeto era melhor que o Bitcoin porque era centralizado e não iria desvalorizar. Quando criticada pela centralização, um dos líderes, que já promoveu outros golpes no Brasil, chegou até a falar que o Bitcoin era manipulado(sic).
Agora, com a queda, existem vídeos por aí de a empresa dizendo que quem decide o valor de mercado são os traders. (plot twist?).
Como é de se imaginar, o BTCV não “colou” no mercado e isso é refletido no preço. Até mesmo algumas valorizações intradiárias apresentam características de manipulação de preço, principalmente porque as informações sobre volumes diários são suspeitos e as corretoras de negociação que aceitam a shitcoin são conhecidas por manipular o volume diário de seus ativos.
Bitcoin Vault é melhor que o Bitcoin?
A resposta para essa pergunta deve ser bem óbvia! Se projetos feitos por grandes equipes de desenvolvedores internacionais não conseguiram superar o Bitcoin, por que o projeto da Mining City, que mente sobre as autorizações que recebe, teria conseguido tal feito?
Vale lembrar que a Mining City está sendo observada de perto pela CVM das Filipinas, que continua apontando as muitas suspeitas sobre o esquema.
Quando mentiu sobre a autorização oferecida pelas Filipinas, um representante legal da CVM no país respondeu que:
“A Mining City mostra indicações de ser nada além de um esquema Ponzi usando a tecnologia para tirar vantagem dos outros.”
Qualquer semelhança é mera coincidência, veja: