Um dos muitos sinais que devemos ficar de olho na hora de conseguir determinar os possíveis movimentos futuros do Bitcoin é justamente o seu mercado de contratos futuros, que está diretamente relacionado com como diferentes investidores, principalmente os institucionais. Recentes movimentações do mercado futuros de Bitcoin indicam que talvez ainda não haja uma luz no fim do túnel.
O mercado de futuros do Bitcoin está entrando em um período chamado de “backwardation”. Esse é um fenômeno comum do mercado de contratos futuros, mas que não deixa de ser algo que chama a atenção.
É um momento que simboliza uma situação onde os contratos futuros para maturidade ou liquidação daqui a muitos meses estão com um preço menor do que os contratos para vencer no próximo mês. Normalmente esse tipo de movimentação significa que o valor pode estar perdendo força no médio e longo prazo, o que não é nada bom para o atual momento do mercado.
De acordo com o site, essa condição não acontece no mercado futuro de Bitcoin por um longo período, desde maio de 2019. O que é raro é o episódio “prolongado” de backwardation, como apontado pela Luno Research, a condição apareceu por curtos períodos de tempo, inclusive em maio de 2021 por alguns dias, mas não se arrastando por um período assim.
Sinal de baixa para o futuro do Bitcoin
De acordo com os pesquisadores da Luno Research, geralmente esse tipo de movimentação demonstra que não há um futuro tão brilhante para o Bitcoin. Eles explicam que uma curva de futuros mais íngreme, ou seja, um valor alto nos próximos meses em relação ao vencimento do próximo mês seguintes indica um sentimento de alta.
No entanto, o que estamos vendo no mercado futuro do Bitcoin é o efeito oposto.
“Uma curva de futuros plana ou uma curva de tendência descendente implica o oposto – os que estão em posições longas exigem compensação pelo risco de exposição em contratos BTC mais datados e menos líquidos.”, explicou.
Com isso, essa movimentação lateral (às vezes de baixa) que tem se mantido no Bitcoin pelo último ano parece que vai continuar pegando no pé dos investidores. Laurent Kssis, analista do criptomercado na CEC Capital disse que a constante pressão de venda não está ajudando a mudar esse padrão em um futuro próximo.
“Como um impulso para um rali e qualquer outra boa notícia em criptomoedas é improvável antes do próximo ano, a melhor estratégia é o calendário de spreads, ou seja, vender puts e comprar calls”, disse ele.
Aos hodlers, resta aguardar para que a maré vire para um momento mais propício.